MUNICÍPIOS

Governo firma parceria com prefeitura e inicia obras em Jaru

27 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

tapa buracos

As máquinas do DER iniciaram segunda-feira (26) em Jaru os serviços tapa buracos da av. Dom Pedro I, primeiro etapa dos 10 km que receberão recapeamento asfáltico na cidade por meio de uma parceria do governo de Rondônia com a prefeitura local. A obra de restauração da principal via de acesso ao Setor 4 será concluída em 15 dias, com o reforço das equipes das Residência Rodoviárias de Jaru e Machadinho do Oeste para aproveitar o período de estiagem na região.

1 - compactação

O governo anunciou ainda a pavimentação de 5 km no entorno do Parque da Baixada, a conclusão dos 15 km de asfalto iniciados em 2013, paralisados durante o período chuvoso. e ainda uma parceria para recuperar 400 km de estradas vicinais, através do Projeto “Mão Amiga”, projeto em que o município cede o material e o Estado entra com o maquinário e a mão de obra.

1 - jaru 1

Estima-se que há cerca de 30 km de asfalto necessitando de recapeamento asfáltico na cidade. Para atender à principal reivindicação da população, foi firmada uma parceria com o município de Jaru com o início da primeira etapa dos serviços na segunda-feira. Pelo convênio de cooperação técnica, assinado entre o governo e a prefeitura, o Departamento de Estradas e Rodagem realizará os serviços de recapeamento de 10 km de asfalto urbano, devendo o município fornecer todo o material.

1 - jaru

A Residência Rodoviária de Machadinho do Oeste deslocou para o canteiro de obras uma equipe com 16 funcionários. O objetivo é reforçar a frente de trabalho, onde a previsão, dependendo das condições do tempo na região, é antecipar e concluir os serviços em 10 dias. De acordo com Francisco Baquer, do DER local, serão utilizados na frente de trabalho dois rolos compactadores lisos, dois socadores manuais, três caçambas, dois espargidores, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, e asfalto usinado produzido na unidade do DER inaugurada em abril pelo governador Confúcio Moura.

1 - serviços tapa buracos

Os serviços serão executados em três etapas. Inicialmente, é realizada a operação tapa buracos, seguida do recapeamento e finalizado com a impermeabilização do asfalto e a micro pavimentação para a uniformização do “piso”. O recapeamento, segundo a Divisão de Engenharia, terá entre 4 e 6 cm de espessura e será feito com asfalto quente usinado, tratamento que dá maior durabilidade à obra. Baquer admitiu que todas as obras são reivindicações antigas e não foram realizadas antes por causa do período das chuvas, mas adiantou que com a chegada do “verão amazônico” as obras resgatarão a auto estima do cidadão jaruense, já que trafegar por tantos buracos gera irritação às pessoas e muito gasto com combustível e oficina mecânica aos proprietários de veículos.

Texto: Abdoral Cardoso, com informações de Nathan Monte Raso
Fotos: Natham Monte Raso