Governo garante mais 18 km de pavimentação da rodovia RO-257

04 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governador lança 18 km de asfalto na RO-257

Moradores de pelo menos três municípios da região do Vale do Anari comemoraram nesta manhã de sexta-feira, 04, a assinatura da Ordem de Serviço pelo governador Confúcio Moura para a pavimentação de mais um trecho da rodovia estadual – RO-257, que liga a região à grande Ariquemes.

São mais 17,8 quilômetros de rodovia que receberão toda infraestrutura até o asfaltamento. A obra faz parte do projeto iniciado ainda no começo de 2013, com as primeiras ações, visando melhorar o acesso de Machadinho, Vale do Anari e região à BR-364, principal rodovia de acesso ao Estado. Todo o projeto contempla os 72 quilômetros de estrada que liga Machadinho à Ariquemes, um investimento calculado em mais de R$ 70 milhões e que foram divididos em sete lotes de execução.

prefeito marinho

Prefeito de Machadinho, Marinho da Caerd, fala da importância da obra

Na cerimônia de assinatura do documento, compareceram os prefeitos de Ariquemes, Lourival Amorim e do Vale do Anari, Nilson Japonês; além do vice-prefeito do município sede, Celso Coelho, vereadores e  secretários municipais de Machadinho e os deputados Adelino Follador e Saulo Moreira, além de produtores rurais agricultores e comerciantes da região.

A Ordem de Serviço assinada nesta sexta-feira, 4,  prevê a recuperação de trecho a partir do 5º Bec, um dos distritos de Machadinho. Os quase 18 quilômetros de rodovia somam um investimento superior a R$ 20 milhões. No orçamento estão construção de ponte, corte de barranco e  aterro, além  do asfalto, meio fio e sinalização.

A importância da obra além de econômica, pois vai facilitar o escoamento da produção  agrícola da região, também é social, como definiu o prefeito do Vale do Anari, Nilson Japonês. Segundo ele, muitas vidas poderão ser salvas com a melhoria da estrada, com o transporte mais rápido de pacientes.

O vereador Ronaldinho, conta que já percorreu o trecho entre Machadinho e Ariquemes em até sete horas e hoje, com o que já foi feito, o percurso é feito em menos de duas horas e com a conclusão da obra, a previsão é que a distância seja reduzida para a metade, tornando a vida dos moradores da região mais fácil.

Prefeito de Anari, Nilsin Japonês reforça importância da estrada

A pavimentação da rodovia que também é conhecida como BR-80, pois atravessa além de Rondônia o estado do Mato Grosso, está valorizando as terras da região e a perspectiva é de que  atraia investimentos até de outros estados, o que levou o governador Confúcio Moura a aconselhar à população para que não venda seus lotes ou propriedades. Segundo ele, a tendência é que cresça o  movimento na estrada, com vistas a ser um novo corredor para o transporte de gado e de soja, com geração de emprego para a população local.

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes