Governo de Rondônia
19/04/2024

Governo garante mais 30 leitos de UTI para carnaval

28 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Sesau terá força-tarefa para ampliar oferta de atendimento em todas as unidades de Saúde

Uma reserva técnica de mais 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) será mantida pelo governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), para atender a um possível aumento de casos graves durante o período de carnaval. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel durante reunião de planejamento estratégico específico para o evento.

 

Uma força-tarefa formada por médicos, enfermeiros e diretores de hospitais vai atuar durante os dias de carnaval nas unidades de Saúde da Capital. A iniciativa faz parte da estratégia do governo de Rondônia para dar suporte total à população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As decisões foram tomadas em reunião com o secretário Williames Pimentel e diretores do Hospital de Base (HB), João Paulo II, Cosme e Damião e Policlínica Oswaldo Cruz (POC). De acordo com o secretário, o governo, através da Sesau, vai reforçar todo corpo técnico, clínico e médico durante os dias de folia, mesmo que oficialmente, o carnaval tenha sido suspenso pela prefeitura.

Além dos leitos de UTI, a Sesau assegurou, também, reforço em medicamentos e insumos nas farmácias de todas as unidades do Estado. Segundo Pimentel, a iniciativa garante que nenhum paciente – mesmo que haja aumento na demanda -, fique sem receber atendimento de qualidade.

 

Cirurgias

 

Segundo Pimentel, a Sesau trabalha com a expectativa de um aumento no número de cirurgias de emergência de pelo menos 30% em relação aos fins de semana “normais”. De acordo com o secretário, caso se confirme a previsão, toda rede estadual estará preparada para realizar os atendimentos com qualidade.

 

Preparado

 

As estatísticas de atendimentos do João Paulo II revelam um aumento significativo das várias formas de violências que são registradas no período de festa. Ano passado por  exemplo, dos dias 07 a 12 de fevereiro – período em que foi realizado o carnaval-, o pronto-socorro realizou 342 atendimentos dos quais 49 foram vítimas do trânsito, 13 ferimentos  por arma branca,  nove por  arma de fogo,  13 agressões físicas,  sete acidentes de trabalho, 25 quedas, 54 procedimentos ortopédicos, dentre outros.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo