29/03/2024

Governo garante mais obras para Cacoal

25 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Construção do Núcleo de Criminalística abrigará a Central de Polícia Técnica e Instituto Médico Legal. Detran contará com pátio de apreensão e liberação de veículos, além de uma pista de testes

Através de uma permuta com a Imobiliária Stecca, de Cacoal, o Governo de Rondônia assegurou uma área de 20 mil e 400 metros quadrados, localizada no Centro Empresarial Pedro Stecca, que abrigará o Núcleo de Criminalística (Nucrim), órgão da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania que contará com a nova Central de Polícia Técnica e o Instituto Médico Legal, além do pátio de apreensão e liberação de veículos e ainda uma pista de testes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

obras Cacoal 2

Na últimaquinta-feira (24) empresários e autoridades políticas municipais receberam representantes do Governo de Rondônia, que puderam conhecer o Centro Empresarial Pedro Stecca, localizado às margens da BR-364. Além da localização privilegiada, o Centro Empresarial oferece vias pavimentadas, iluminação elétrica, além de toda a infraestrutura necessária para abrigar grandes empreendimentos.

De acordo com o coordenador geral de Patrimônio do Estado, Álvaro Lustosa, o objetivo do Governo de Rondônia é o de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “A ideia do Governo é concentrar as atividades em um só local, trazendo conforto para o cidadão e economia para o Estado”.

Segundo o diretor geral adjunto do Detran, Antônio Manoel, há o interesse por parte do Detran de estudar a possibilidade de concentrar todas as atividades do órgão em um só local, inclusive com serviço de despachantes e auto escolas.

Já o Nucrim, que abrigará além da Central de Polícia Técnica, o Instituto Médico Legal, atenderá uma reivindicação antiga da população, gerando uma maior eficiência na resolução dos trabalhos da polícia. “A falta de estrutura adequada coloca em risco a qualidade do trabalho policial e prejudica a população. Como ainda não temos IML, o trabalho envolvendo corpos é feito em funerárias ou no cemitério, comprometendo o processo de conservação das provas. A vinda do Nucrim vai melhorar substancialmente os trabalhos”, argumentou o delegado regional de Cacoal, Dr. Fernando Oliveira.

Obras em Cacoal

Os recursos para a execução das obras são provenientes do Programa de Desenvolvimento do Estado de Rondônia. Somente nas obras do Núcleo de Criminalística serão investidos aproximadamente R$ 4 milhões. A previsão é que as obras se iniciem a partir de julho deste ano e sejam concluídas em um prazo de 12 meses.

Por sua vez, o prefeito de Cacoal, Padre Franco Vialetto, fez questão de enaltecer o grande número de investimentos feitos pelo Governo do Estado em Cacoal, visto que o município é um dos que mais crescem na região norte.

Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal
Fotos: Edilson Figueiredo