Governo de Rondônia
25/04/2024

SEGURANÇA

Governo implanta patrulhamento nas escolas da rede estadual

03 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Para prevenir a incidência de crimes e combater o vandalismo nas dependências de ensino, o Governo de Rondônia está criando o Projeto Patrulha Escolar, a partir de um convênio realizado entre as secretarias de Estado da Defesa e Cidadania (Sesdec) e a de Educação (Seduc).

Secretários Emerson Castro e Marcelo Bessa, coronel Paulo César, professoras Francisca, Irany e Mônica na solenidade de entrega das viaturas

Secretários Emerson Castro e Marcelo Bessa, coronel Paulo César, professoras Francisca, Irany e Mônica na solenidade de entrega das viaturas

Para a implantação do projeto foram entregues cinco viaturas à Polícia Militar na tarde de quinta-feira, 2, no almoxarifado da Sesdec. O secretário de Segurança, Marcelo Bessa, representou o governador na ocasião e fez a entrega das viaturas ao comandante da Polícia Militar, Cel. PM Paulo César de Figueiredo.

A Polícia Militar fará o patrulhamento nas escolas e, para isso, policiais militares reformados estão sendo contratados para atuar na execução do projeto. Mais 15 viaturas serão entregues nos próximos dias pela Sesdec, além de equipamentos e materiais para os policiais.

O secretário Bessa disse que o projeto é uma determinação do governador Confúcio Moura que vai ajudar a prevenir o vandalismo nas escolas da rede estadual.

O coronel Paulo César elogiou a iniciativa da Sesdec em  dar apoio para que a Patrulha Escolar possa ser implantada e parabenizou o secretário Emerson Castro, da Seduc, pela agilidade com que o convênio foi assinado.

A Polícia Civil e o Instituto de Criminalística foram contemplados com materiais e equipamentos que irão ajudar nas atividades fins dos dois órgãos, em especial no combate aos crimes praticados na região de fronteira.

O secretário Emerson Castro destacou o empenho do governador Confúcio Moura na aprovação do projeto e elogiou a conduta do Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e do Conselho Estadual de Educação em ações que dizem respeito à defesa da sociedade.

Castro fez um breve relato das ações de criminosos em 16, das 97 escolas de Porto Velho, quando do encerramento do contrato de vigilância. Ele está certo que o sistema de vigilância por câmeras que está sendo implantado nas escolas gera economia e vai atender as necessidades de segurança. “Hoje, em diversos Estados, o sistema de vigilância por câmeras é adotado com absoluto sucesso e em Rondônia não será diferente”, assegurou.

Ao encerramento da solenidade, o secretário Bessa convidou o secretário Emerson, o coronel Paulo César, as professoras Mônica França, diretora da Escola Manaus, Francisca Batista, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), e Irany de Oliveira Lima Morais, coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, para a entrega das cinco caminhonetes. Várias autoridades, com as novas viaturas, foram visitar escolas da rede pública estadual, com destaque para a Escola Manaus.

Também participaram da solenidade o promotor de Justiça Marcelo Oliveira, delegado Pedro Mancebo, diretor geral da Polícia Civil, o delegado Antônio Carlos Reis, secretário adjunto da Sesdec, coronel Gregório, do Corpo de Bombeiros de Rondônia, e várias autoridades da Polícia Civil, Instituto de Criminalística e da Polícia Militar de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonio Queiroz - Assessoria Seduc
Fotos: Antonio Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo