Governo inicia entrega de vacinas contra HPV no interior do estado

25 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

57B8F0D6-5D72-44A1-A050-FD15D299FF30_2-Pimentel_640x426O secretário de saúde, que na ocasião representou o governador Confúcio Moura, definiu o início da campanha contra o HPV como um marco histórico para a medicina de Rondônia. Para ele, trata-se de um avanço da saúde preventiva, “uma iniciativa de grande importância para prevenir uma doença com incidência de mortes altíssima no Brasil”. Pimentel lembrou que, diferente das demais regiões do Brasil, o câncer que mais atinge as mulheres da região amazônica é o do colo de útero.

Pimentel falou ainda que com a medida, o Estado passa a integrar o Programa Nacional de Imunização (PNI), nesta área específica de combate ao câncer de colo de útero. No total, estima o Ministério da Saúde (MS), mais de 4 milhões de mulheres serão vacinadas contra o HPV. Em Rondônia, 37 mil meninas devem receber a imunização, afirmou.

O secretário de saúde do estado ressaltou que o programa de imunização é um sonho pessoal do governador Confúcio Moura. Ele lembra que o programa ainda não tinha se tornado realidade devido à dose da vacina ter um custo elevado.

A Secretária de Saúde de Ariquemes, Regina dos Santos, disse que na cidade a campanha terá inicio a partir do dia 10 de março, com vacinas disponíveis em todas as salas de vacinação do município.

Ela lembrou que uma equipe da Semsau também estará visitando todas as escolas públicas e privadas do município, alertando sobre a campanha. O esquema vacinal é composto por 3 doses, dessa forma: 1º Dose, 2º Dose (6 meses após a 1º) e a 3º Dose (5 anos após a 1º Dose). “Para vacinação é preciso preencher a Ficha de Registro de Vacinação Contra o HPV, com informações do tipo: nome, endereço, cartão do SUS e assinatura dos pais”, lembrou a secretária durante o evento que aconteceu na sede da IV gerência regional de saúde.

2-equipe-ariquemes_640x426Ariquemes recebeu 2.795 doses da vacina, que serão divididas por idade, onde 921 doses serão destinadas para as meninas de 11 anos, 934 para as de 12 anos e 940 para adolescentes de 13 anos.

Campanha no Estado

No total, 49 mil doses da vacina – inédita na rede pública de Rondônia – serão disponibilizadas. De acordo com o secretário, a imunização é um projeto antigo idealizado pelo governador Confúcio Moura, que a partir de agora começa a ser posto em prática pela área de Saúde de Rondônia, com um investimento feito em parceria com o governo federal através do Ministério da Saúde (MS).

O cronograma de entregas da Sesau segue durante a semana nos municípios de Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.

Participaram da solenidade em Ariquemes, a diretora da Agevisa, Arlete Baldez; a gerente regional de saúde, Úrsula Lima, secretários de saúde dos municípios do Vale do Jamari; Roni Argeu, secretário executivo regional e representantes de deputados e vereadores da região.

Investimentos

O governo de Rondônia investe, anualmente, mais de R$ 20 milhões em tratamento contra o câncer. Os recursos são injetados nos hospitais de Câncer de Barretos, o “Barretinho”, em Porto Velho e no São Daniel Comboni, em Cacoal. Para Pimentel, isso mostra a preocupação do governador Confúcio Moura com ações preventivas, detecção e tratamento e cura da doença.

HPV

O Papiloma Humano (HPV) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados. Ele é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Desse total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer.

Governo, Saúde