Governo de Rondônia
25/04/2024

NOVOS POLICIAIS

Governo inicia treinamento para novos agentes da Polícia Civil  de Rondônia

24 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Começou oficialmente na manhã desta segunda-feira, (23/10), o curso para os 144 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil de Rondônia, realizado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A aula inaugural para esta segunda turma foi realizada na sexta-feira (20) no auditório da Ulbra. Os aprovados são remanescentes do concurso realizado em 2014, que já havia absorvido a mão de obra de outros 130 profissionais.

Do total de concursados, 21 são para delegado, nove para perito, 60 para agente de polícia, 45 para escrivão, dois para datiloscopista, quatro para técnico de necropsia e três vagas para agente de criminalística.

Segundo o secretário-adjunto de Segurança Pública, Luiz Roberto de Mattos, que participou da aula inaugural na sexta, o governo investe forte em todas as frentes possíveis, para melhorar os indicadores de segurança pública e esse curso é uma das ações. “Ainda que por ventura o número de novos contratados não seja considerado suficiente, é isso que o governo pode fazer hoje, levando em consideração a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Mattos.

“É contratar com responsabilidade para manter o pagamento dos servidores em dia”, destacou o secretário ao lembrar quem em muitos outros estados servidores, sequer, receberam o décimo terceiro salário de 2016, enquanto que o governo de Rondônia já pagou antecipado metade do décimo desse ano de 2017.

Na semana passada, durante inauguração da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) em Vilhena, o secretário de Segurança, Lioberto Caetano, já havia afirmado que nunca ninguém investiu tanto no setor de segurança pública como o atual governo. Para Caetano, o trabalho de qualificação profissional de agentes de segurança, de modo geral, tem feito a diferença.

“Além disso, o governo investe na aquisição das nova tecnologias disponíveis no mundo moderno”, destacou o secretário.
Já o delegado delegado Geral de Polícia Civil, Eliseu Muller, enfatiza a serie de ações implementadas após o lançamento do Programa Rondônia Mais Segura, em 21 de setembro.

“O programa tem facilitado o trabalho da Polícia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Policia técnica científica”.
O curso que começou ontem contém 1.016 horas, com 30h de palestras, 546h de grade comum, 120h de aulas específicas e 320h de estágio. A previsão é que as aulas teóricas sejam concluídas em 3 de março de 2018 e o estágio em 30 de abril.

Após o curso, ministrado por cerca de 70 instrutores, os 144 novos policiais serão lotados em vários municípios do interior do estado e distritos, atendendo ao critério de maior demanda.

Na primeira etapa, com aprovados que tomaram posse em 2016, 133 concluíram o curso.

Leia mais:

Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia receberá novos materiais de perícia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Cursos, Polícia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo