Governo injeta R$ 2 milhões no Hospital Regional de Buritis

21 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital Regional de Buritis

O governador Confúcio Moura, através secretário-adjunto de Saúde, Luiz Eduardo Maiorquin, ordenou o início das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Buritis. No total, serão injetados com recursos próprios da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), R$ 2 milhões de reais.

De acordo com o secretário-adjunto Luiz Eduardo Maiorquin, será um trabalho grande, um investimento do governo do Estado impactante para esse hospital. Segundo o planejamento da Sesau, todo o hospital será reformado, da lavanderia ao centro cirúrgico, da parte de entrada, passando pela recepção e chegando ao refeitório. Uma obra que vai modificar a “cara” do hospital e melhorar ainda mais o fluxo interno, dando mais estrutura para receber os pacientes.

Luiz Eduardo Maiorquin afirma ser uma determinação do governador Confúcio Moura que a Sesau trabalhe em conjunto com as secretarias municipais. “Recebemos orientações do Ministério da Saúde (MS) de como fazer e vamos repassar para o município”, disse o secretário. Com a medida, o governo espera dar ao projeto mais agilidade e qualidade, já que serão duas frentes fiscalizando cada passo da obra.

Mesmo com a obra, o hospital não deve sofrer grandes mudanças na rotina de atendimento para não prejudicar a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos trabalhando, de forma estratégica, com o Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp), com a diretora do hospital Danyelle Maria Campos, para que a unidade de Saúde tenha seu atendimento e fluxo normal durante esse período de obra”, afirma Maiorquin.

Eduardo Maiorquin, secretário-adjunto

O secretário-adjunto pede para que a população tenha paciência, e entenda que a obra será executada em uma unidade hospitalar em funcionamento. “Vamos bloquear, isolar uma ala do hospital, depois que finalizarmos essa ala, passaremos dessa para outra e assim, sucessivamente, até podermos concluir os serviços”, disse o secretário.

Reforma total
O hospital será todo reformado na parte interna e externa. Seus ambientes vão receber nova remodelagem, novas áreas de observação para os pacientes. Pelo cronograma fechado com a Sesau e o Deosp, o prazo é de 180 dias, da assinatura até à entrega da chave com a obra pronta.

Com a reforma geral e ampliação de alguns setores, o Estado vai ajudar o município de Buritis a aumentar a oferta na atenção básica. Outros investimentos junto ao Ministério da Saúde (MS), como o Programa Mais Médico, feitos em parceria, já trazem melhorias, mas há a necessidade de ampliar ainda mais para atender toda a demanda do SUS, disse Maiorquin.

Aprovado

Jhone Moraes, morador  de Buritis

Jhone Moraes, morador de Buritis

Boa parte da população ouvida pela reportagem aprova a iniciativa do Estado. Para Jhone Moraes, morador há 30 anos de Buritis, é de fundamental importância a reforma do hospital.

Isso, segundo ele, vai fazer com que as pessoas só busquem tratamento em outras cidades, em especial Porto Velho, nas áreas que não tenham no município. Ele acredita que a obra na unidade hospitalar pode melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos.

Texto: Zacarias Pena Verde - Reportagem Ítalo Ricardo
Fotos: Ítalo Ricardo