Governo de Rondônia
28/03/2024

INFOVIA

Governo integra 52 municípios e simplifica processo de abertura de empresas em Rondônia

17 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

 

Vladimir Oliani fez uso da Infovia para integrar serviços e regiões.

Vladimir Oliani fez uso da Infovia para integrar serviços e regiões.

A Junta Comercial de Rondônia passa a ocupar o quarto lugar no Brasil no ranking de integração com mais agilidade, em um único ambiente informatizado, à simplificação de registro e legalização de empresas. O anúncio da boa notícia foi feito pelo presidente da Junta Comercial de Rondônia (Jucer), Vladmir Oliani, durante reunião geral de governo promovida na manhã desta terça-feira (17) pelo governador Confúcio Moura com equipe de secretários.

A conquista aconteceu em seis meses. A Jucer saiu da 24ª colocação do ranking elaborado pela Receita Federal desde o ano de 2007, possibilitando agora que o empreendedor obtenha em dois dias documentos solicitados pelo site do órgão para abertura de uma empresa. Para a Receita Federal “foi um salto espetacular”, conforme sublinha email enviado à direção do órgão rondoniense.

Os 52 municípios de Rondônia e as secretarias estaduais, à exceção da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), estão integrados ao sistema informatizado da Jucer, colocando fim à peregrinação dos empreendedores para obter documentos necessários com intuito de regularizar sua atividade produtiva.

“O estado de Rondônia é aliado do empreendedor. Não podíamos continuar com um modelo ultrapassado, antigo, em que para se regularizar uma empresa no Brasil são necessários em média até 110 dias”, disse Vladmir Oliani, relatando que o salto na qualidade do atendimento, com a celeridade trazida pelo sistema informatizado, só foi possível mediante a Infovia, a infraestrutura de comunicação por fibra ótica, com internet de alta velocidade, que o governo de Rondônia está implantando.

O objetivo da Infovia, tema da reunião geral desta terça-feira, 17, é integrar em 100% os prédios da administração pública estadual, com cada órgão oferecendo serviços públicos aos cidadãos de maneira informatizada, para promover agilidade e economia nos gastos públicos.

Confucio Moura pediu empenho para se adotar serviços eletronicos.

Confucio Moura pediu empenho para se adotar serviços eletronicos.

O governador Confúcio Moura mais uma vez realçou a importância do projeto Infovia para que o usuário dos serviços públicos de saúde possa ter atendimento com qualidade. Marcação de consultas e acesso a exames podem ser feitos de modo eletrônico, evitando que os pacientes percam horas em fila para conseguir esses serviços.

“Cada secretaria e empresa tem que fazer sua parte. Se precisa contratar especialista em tecnologia da informação que faça isso. Estrutura já temos, a rede de fibra ótica existe. Não podemos deixar  de utilizar essa comunicação, que traz economia e melhora a prestação dos serviços à população”, disse o governador.

Vladmir Oliani destacou que a administração pública em Rondônia ficará marcada por antes do avento da Infovia e depois dela, realçando a gestão de Confúcio Moura, que entendeu ser prioridade a integração oferecida pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), com o objetivo de melhorar o atendimento das Juntas Comerciais em todas as  unidades da federação.

O sistema que viabiliza a integração de serviços, nos 52 municípios, recebeu o nome de Empresa Fácil RO. Com sua total implantação, são esperadas a redução no tempo médio para o registro de legalização de empresas no Estado, melhoria no ambiente de negócios, diminuição da informalidade, aumento da competitividade, redução dos custos de formalização, estímulo ao crédito, eficiência na prestação de serviço dos órgãos partes e, por fim, o fomento ao desenvolvimento dos municípios e do próprio Estado de Rondônia.

Atrás apenas dos Estados de Alagoas, Santa Catarina e Minas Gerais, Rondônia quer alcançar o primeiro lugar no ranking. “Graças ao trabalho da nossa equipe e do projeto Infovia vamos chegar lá em breve”, destacou Oliani.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo