26/04/2024

AVANÇOS

Governo investe R$ 40 milhões ao ano no tratamento de câncer

04 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Pimentel fala sobre avanço do tratamento de câncer em RO

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) reuniu durante três dias técnicos do Ministério da Saúde (MS) e Instituto Nacional do Câncer. Na pauta, a discussão das ações de fortalecimento no tratamento aos pacientes com a doença, e a construção da rede de atenção ao câncer de Rondônia.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, Rondônia conta com duas Unidades de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), uma no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho. Integra ainda o sistema na Capital o Hospital São Pelegrino, da rede particular conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A segunda Unacon funciona no Hospital Regional de Cacoal que atua em conjunto com o Hospital São Daniel Combone. O Estado conta, também, conta com a unidade de Barretos, o “Barretinho”, em Porto Velho. A unidade funciona integrada ao Hospital de Base.

Rejane Soares do MS, falou sobre metas para 2014

O secretário Williames Pimentel disse que todos os esforços estão voltados para o fortalecimento da rede de atenção à oncologia. O Estado investe cerca de R$ 21 milhões por ano para a Unidade de Barretos em Porto Velho, mais R$ 5 milhões para Hospital Regional de Cacoal, R$ 6 milhões em tratamento no São Pelegrino e R$ 8 milhões em Tratamento Fora de Domicílio (TFD), totalizando R$ 40 milhões ano.

Pimentel explica que a portaria 140 de 27 de fevereiro de 2014, do Ministério da Saúde (MS) redefine os critérios e parâmetros para organização, planejamento, monitoramento, controle e avaliação dos estabelecimentos de saúde habilitados na atenção especializada em oncologia, e define as condições estruturais de funcionamento e de recursos humanos para habilitação destes estabelecimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário afirma que Rondônia está dentro da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), que prevê que o número de estabelecimentos de saúde a serem habilitados como Unacon observará a razão de 1 (um) estabelecimento de saúde para cada 500.000 (quinhentos mil) habitantes.

De acordo com a consultora técnica do Ministério da Saúde, enfermeira Rejane Soares, o fortalecimento e a qualificação da rede de atenção básica, vai ajudar a detectar a doença com maior rapidez, o que significa o processo de cura.

“Procuramos aumentar ainda mais a qualidade desses atendimentos, proporcionando uma qualidade melhor no atendimento a pessoa com câncer, hoje os pacientes não precisam mais se deslocar para outros estados, em Rondônia eles são tratados com a mesma qualidade que é oferecida em outros grandes centros”, ressalta Pimentel.

Texto: Antônia Lima
Fotos: Damião Cavalcante