Governo lança 2ª etapa do programa Água Produtiva em Vilhena

20 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Vilhena – Com o objetivo de estimular a produção de peixes e impulsionar o desenvolvimento econômico do setor agropecuário, o governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), lança neste sábado (22), a partir das 9h, no pesque pague Lupatini, localizado no setor Embratel de Vilhena, a 2ª etapa do programa Água Produtiva.

Governo lança 2ª etapa do programa Água Produtiva em VilhenaA solenidade reunirá lideranças políticas, produtores e representantes dos sete municípios que formam o Cone Sul do estado, além do governador Confúcio Moura e o secretário de Agricultura, Evandro Padovani.

De acordo com o secretário regional de Vilhena, Ronaldo Alevato, o evento deve reunir cerca de duzentas pessoas, que trabalham direta ou indiretamente com a produção do pescado.

O secretário de Agricultura explica que o trabalho permitirá a perfuração de tanques, estimulando a atividade em toda região, de forma sustentável em centenas de propriedades rurais.

Para ele, Vilhena é o inicio “desse grande trabalho que o governo Confúcio Moura já desenvolve na área de piscicultura”.

Segundo o programa, que será desenvolvido em parceria com as prefeituras dos municípios, cada produtor poderá ser beneficiado com um hectare de lâmina d’água, o que permite a produção de oito toneladas de peixes.

Pelo acordo firmado entre a Seagri e a Prefeitura de Vilhena, o governo municipal fica responsável pela manutenção, cedência de técnicos e mais R$ 30 mil em combustível.

Sobre os maquinários, o governo do estado fornece as patrulhas mecanizadas – formadas por retroescavadeiras (PC), pá-carregadeira e caminhão-caçamba.  Por outro lado, o governador Confúcio Moura é o maior incentivador da atividade, e acredita que a piscicultura vai mudar o perfil econômico do Estado. Além disso, auxiliará os municípios na melhoria de sua produção econômica, sobretudo incluindo a aquisição de peixes na merenda escolar dos estudantes.

Texto: Eraldo Morais - Assessoria Regional de Vilhena
Fotos: Gabriela Mourão/Seagri