AGRONEGÓCIO

Governo lança 3ª edição da Rondônia Rural Show

30 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A Rondônia Rural Show, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação no campo e no agronegócio da região norte, foi apresentada oficialmente a autoridades e ao público em geral na noite desta terça-feira, 29, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

19

Diante de um público de mais de 200 pessoas, o governador Confúcio Moura reforçou o convite para que produtores rurais, pecuaristas, agricultores familiares, técnicos e estudantes compareçam à feira, que será realizada de 21 a 24 de maio, no parque de exposições de Ji-Paraná. A entrada do público será inteiramente gratuita nos quatro dias de evento.

“É um grande evento, de porte nacional, e que coloca Rondônia, estado que possui o maior número de assentamentos da agricultura familiar do país, no calendário de feiras importantes, voltadas para tecnologia e negócios”, declarou Confúcio.

5O secretário Evandro Padovani, da Seagri, ressaltou que a expectativa é de um aumento na movimentação de negócios da feira – que no ano passado teve mais de sete mil contratos fechados e um volume superior aos R$ 290 milhões em investimentos. “Acredito que poderemos chegar a um valor entre R$ 350 milhões e R$ 400 milhões nesta edição de 2014”, afirmou.

6O prefeito Jesualdo Pires, de Ji-Paraná, município anfitrião da feira, afirmou que, neste evento, “o grande show é o produtor rural. Ali não vendemos cerveja, não tem cantor sertanejo, a exposição só acontece durante o dia, o verdadeiro show quem faz é o agricultor, o empresário, o investidor, que chegam em busca de linhas de crédito, novas tecnologias e oportunidades de negócios”, disse.

Também estiveram presentes o deputado federal Nilton Capixaba e os deputados estaduais Euclides Maciel, Adelino Folador, Brito do Incra, Cesar Licório, Edson Martins, Edvaldo Soares e Ribamar Araújo; os secretários da Sepog, George Braga; da Casa Civil, Marco Antonio de Farias; da Seae, Marcio Félix; além de diretores das entidades parceiras. O coordenador da feira, Fernando Batistão, da Seagri, fez a palestra de apresentação do evento.

Ações

Durante a exposição, o Governo do Estado fará diversas ações voltadas para o produtor rural. Serão entregues centenas de títulos definitivos de propriedade rurais e urbanos para moradores que aguardavam há décadas pelo documento.

O governo também vai lançar o cartão “Mais Semente”, através do Banco do Povo, com juros diferenciados e prazos maiores para pagamento. Também será realizado o cadastro dos produtores para receberem o CNA Card, que vai facilitar a emissão da GTA Eletrônica, bastando um computador com acesso à internet.

“O produtor rural também terá subsídio do Governo do Estado, que paga os juros de todos os empréstimos até o valor de R$ 50 mil, beneficiando o pequeno produtor da agricultura familiar”, declarou o secretário Padovani, da Seagri.

Atrações

Nesta terceira edição, ao lado das grandes atrações – como a exposição de máquinas e equipamentos, exposição de animais, visitação de estandes, realização de palestras técnicas e de seminários, haverá uma série de novidades.

Entre os atrativos está a “vitrine tecnológica”, proposta para reunir, numa área de 1,5 hectare, as principais culturas agrícolas disponíveis ao produtor, com as mais recentes pesquisas desenvolvidas nesse campo, guiadas através do “Caminho da Roça”.

Cerca de 300 estandes serão instalados para empresas de todo o estado apresentarem seus produtos, sem custo. Dezenas de agroindústrias familiares também irão marcar presença, apresentando o que de melhor está sendo produzido pelos pequenos agricultores rondonienses.

A feira também exibirá a “vitrine de cortes especiais”, com a presença dos chefs Bolinha e Kenzo, que irão fazer demonstrações ao público sobre o corte correto para carnes e peixes, além do preparo de receitas deliciosas, algumas inéditas.

Lançamento

No dia 9 de maio, a partir das 18h30, será realizado o lançamento da feira aos produtores de Ji-Paraná e região, também com a presença do governador, em evento programado para o Hotel Maximuss. Este será o último grande evento antes da abertura oficial, no dia 21, no parque de exposições de Ji-Paraná.

A Rondônia Rural Show é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), em parceria com a Emater, Sedam,Idaron, Embrapa, Ceplac, Prefeitura de Ji-Paraná, Associação Rural de Rondônia (ARR) e representantes do comércio agropecuário do Estado.

Também são apoiadores diversas instituições – Sebrae, Simpi, Simpec, Facer, Fecomércio, Faperon, Sistema Fiero, Prefeituras e associações comerciais, Cresol, Fetagro, Sistema OCB e instituições financeiras – Basa, CEF, BB, Sicoob e Banco do Povo de Rondônia. Conta ainda com o apoio do governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Informações e pré-inscrições para o evento está disponíveis no site www.rondoniaruralshow.ro.gov.br

Texto: Sandro B. André - Assessoria Seagri
Fotos: Marcos Freire