26/04/2024

Governo lança projeto e beneficia gestantes em Candeias do Jamari

31 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_1737

Durante a solenidade realizada na Câmara de Vereadores do município, o secretário titular da Seas, Márcio Felix, que na ocasião representou o governador Confúcio Moura, ressaltou a importância do projeto para as gestantes. ” Sabemos que muitas gestantes não têm condições de realizar todo o acompanhamento pré-natal, que é essencial no período de gestação. O projeto Mãezinha Rondoniense surge para assegurar às grávidas todas as consultas do pré-natal e aquelas que cumprirem as sete consultas necessárias, ganharão um kit enxoval, contendo 15 itens higiênico-sanitários, essenciais para os seis primeiros meses do bebê”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário da Seas e coordenador do Plano FutuRO, Márcio Felix, a cobertura do pré-natal no Estado de Rondônia ainda é baixa. ” O Mãezinha Rondoniense, é um incentivo para a gestante realizar todas as consultas do pré-natal. Vamos melhorar os índices, inclusive de mortalidade infantil no estado”, frisou.

O Mãezinha Rondoniense faz parte do conjunto de ações do Plano FutuRO, que tem como um dos eixos prioritários o acesso aos serviços públicos. O programa nasce da parceria entre as secretarias estaduais  de Assistência Social, Saúde e das prefeituras municipais, por meio, das secretarias municipais de Saúde.

No município de Candeias do Jamari, nesta primeira etapa, o projeto já contemplou 22 gestantes em situação de vulnerabilidade social, ou seja, pobre ou extremamente pobre.

Para o prefeito Osvaldo Souza, este projeto é mais um dos muitos benefícios que o governo da cooperação, leva para o município. ” O governador Confúcio Moura tem sido um grande aliado do município de Candeias do Jamari, trazendo vários benefícios em todas as áreas. Semana passada, com o lançamento do Programa Projovem Trabalhador, abriu-se as inscrições de 125 vagas para qualificação profissional de jovens. Agora com este projeto Mãezinha Rondoniense, as gestantes de baixa renda terão garantido o pré-natal e o enxoval, que muitas não têm condições financeiras para comprar”, declarou o prefeito.

O coordenador estadual do projeto, médico Alexandre Muller, explica que o Mãezinha vai cuidar do pré-natal da gestante realizando as consultas e os exames e oferecendo segurança para o bebê e para a mãe.

As gestantes Waskilaine Carvalho da Silva e Vincentina Maria da Silva são cunhadas e estão no mesmo período da gestação, com oito meses. Ambas declararam estar satisfeitas e seguras com a realização do pré-natal. “Somos mães de primeira viagem e tínhamos muito medo de acontecer algum problema com a nossa saúde ou dos bebês. Agora que fizemos todo o acompanhamento pré-natal e todos os exames necessários, estamos mais tranquilas e preparadas para o parto”, afirmou Waskilaine.

IMG_1829

Vicentina da Silva conta ainda que o marido está desempregado e que a única a renda da família vem dos “bicos” que ele faz de vez em quando. ” Ainda não tínhamos comprado nada do enxoval, pois a renda estava dando só para alimentação e remédios. Estou muito feliz em receber um kit, que tem tudo que o bebê vai precisar nos primeiros meses”, desabafou Vicentina.

O ato solene contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Neilton Bento; do secretário municipal de saúde de Candeias do Jamari, Kleber Luiz e do assessor de esportes do governo, Lindomar Garçon.

Texto: Luana Lopes - Assessoria Seas
Fotos: Luana Lopes