Governo de Rondônia
29/03/2024

Investimento

Governo leva mais duas importantes obras para Chupinguaia

19 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

assinatura de serviço de asfalto urbano (12)O governador Confúcio Moura assinou sábado (17) em Chupinguaia duas ordens de serviços para importantes obras no município. A primeira autoriza o início de 7,5 km de asfalto urbano. A outra a construção da escola indígena “Tubarão”, com 342 metros quadrados de área e duas salas de aula, na aldeia Aikanã do rio do Ouro.

Mais de 300 pessoas lotaram o pátio da escola estadual Moacir Carneiro, local do evento para presenciar a assinatura dos dois atos. Na aldeia Aikanã moram cerca de 100 índios e, segundo o cacique-geral, Devanir Aikanã, a escola contará também com sala para professores e um pátio de recreação e de circulação.

O coordenador da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Vilhena, Edson Soares ressaltou os avanços do governo na área da educação, resultado da parceria entre Estado e os municípios do Cone Sul. Em 2011, nas escolas públicas predominava em sala de aula o professor pedagogo. “Essa realidade agora é outra e hoje qualquer escola da região conta com professores especialistas em áreas como matemática, física, química e outras”.

assinatura de serviço de asfalto urbano (6)

Já o asfaltamento vai interligar o centro da cidade ao setor chacareiro e das grandes fazendas de gado da região, com a pavimentação ainda do acesso principal ao frigorífico Marfrig. Requisito para que unidade de abate se credencie para ampliar as exportações de carne a outros mercados consumidores internacionais como Rússia e Venezuela.

Exportação de carne

Rondônia já produz 20% da carne da pauta de exportação brasileira para vários países do mundo, inclusive Europa e países Árabes. O governador aproveitou a ocasião para pedir aos prefeitos e aos líderes comunitários para que conversem com a construtora no sentido de que as máquinas asfaltem logo o trecho de acesso ao frigorífico. Com isso, segundo Confúcio Moura, o grupo se credenciará para aumentar as exportações e gerar mais 400 empregos diretos. “Isso é muito bom para Chupinguaia, município de terras férteis que produz arroz, feijão, soja e tem uma pecuária forte”.

frigorifico marfrig  (2)

A chegada do asfalto, de acordo com o gerente de produção, Luiz Arnaldo, ampliará as possibilidades de novos credenciamentos de exportação para outros países, aumentará a capacidade de geração de postos de trabalho com a geração de mais 400 novos empregos. O frigorífico abate atualmente cerca de 1.500 bois por dia.

O ato contou ainda com a presença de empresários, prefeitos e lideranças de produtores e políticas do Cone Sul. Dentre os produtores rurais presentes, Inácio da Silva, do sítio Primavera, que mora com a família próximo ao frigorífico, estava entusiasmado. Como muitos outros mineiros, capixabas e paranaenses que migraram para a região, ele fez questão de abraçar o governador para agradecer a assinatura da autorização para o início do asfalto.

Silva afirmou que o asfaltamento da antiga linha rural que agora interliga o centro da cidade a pequenas e grandes propriedades da zona leste do município era aguardado há anos.  “Estou muito feliz porque o governo está conseguindo dar continuidade a esse projeto, uma obra que só vai trazer benefícios para todos nós e valorizar ainda mais nossas propriedades”, disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo