25/04/2024

Governo leva pacote de obras para Nova Mamoré e região

16 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

012O governador Confúcio Moura assinou na quinta-feira, 16, convênio para a liberação de mais de R$ 1,3 milhões para ampliação e reforma da primeira etapa do Hospital Antônio Luiz Macedo, em Nova Mamoré.  Os recursos liberados pelo Estado são de emenda parlamentar do deputado Euclides Maciel.

A solenidade contou a presença de vereadores, do presidente da Câmara de Nova Mamoré, Lindomar Carlos Cândido, do prefeito Laerte Queiroz, deputado Euclides Maciel e do governador Confúcio Moura.

Em entrevista à rádio local, Confúcio disse que o repasse da verba do convênio é mais um compromisso cumprido pelo governo do Estado, para resgatar a qualidade dos serviços de Saúde em Rondônia. De acordo com o governador, a recuperação do hospital de Nova Mamoré é apenas o início de um amplo programa de saúde pública que vem sendo implantado na atual administração.

021

Sem receber melhorias, reforma e ampliação desde 1978, a nova unidade mista deve ser entregue ainda neste semestre, estima o prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz. Ele agradeceu a atenção especial que o governo vem dando ao município, não só na área de saúde, mas em infraestrutura.

Laerte citou como exemplo a recuperação de quase 100% das estradas vicinais feita com maquinário e servidores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), asfaltamento de 10km ruas, através do programa Mão Amiga, projeto para a sinalização e instalação de semáforos em todas as ruas com índice de tráfego considerado alto, trabalho que será realizado em convênio com o Detran,  entre outras parcerias que o governo vem mantendo com o município.

De acordo com o prefeito, a maioria da população reconhece o esforço do governador em liberar os recursos para o município, já que todos os estados vivem hoje com dificuldades devido à queda da arrecadação e repasses do governo federal.

Outra obra do governo destacada pelo prefeito é a pavimentação da BR-425, trecho que liga o entroncamento da BR-364 ao município de Guajará-Mirim, passando por Nova Mamoré.

Estradas definitivas

032

Durante seu discurso, o deputado estadual Euclides Maciel disse que Confúcio Moura será conhecido como o governador das estradas definitivas, uma alusão à qualidade das obras executadas pelo DER, que ficam prontas e têm durabilidade, ao contrário do que ocorreu em outras épocas em que o asfalto não conseguia resistir a um só inverno .

De acordo com o deputado, mais R$ 2 milhões – através de emendas parlamentares – serão destinados para a conclusão da segunda etapa do hospital de Nova Mamoré. Ele destacou o compromisso do governo – não só com estradas, mas com a vida – em pedir as emendas para a Saúde. Essa, segundo Euclides, é a maior prova do compromisso que Confúcio tem com a melhoria da qualidade da saúde em Rondônia, que antes estava na UTI e hoje mostra sinais de grandes avanços, disse.

Saúde avança

Euclides elogiou a gestão da Saúde em Rondônia, através do secretário Williames Pimentel. Ele disse que acompanhou o balanço do ano passado que aponta que até outubro foram realizadas mais de 22 mil internações nas unidades hospitalares da rede estadual. Mais de 5.500 cirurgias – todas de alta e média complexidades – , número que confirma a competência do governo e mostra  um crescimento na oferta de serviços superior a 30%.

Euclides falou, também, sobre a realização de cerca de 100 mil exames laboratoriais e 50 mil diagnósticos por imagem. Um número recorde, se comparado ao caos que o setor de Saúde do Estado se encontrava quando o governador Confúcio Moura assumiu a gestão do Estado.

Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ésio Mendes