TRAFEGABILIDADE

Governo oficializa construção da nova ponte sobre rio Ubirajara na RO-463 que liga Jaru a Governador Jorge Teixeira

17 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Governo garante a construção de uma nova ponte sobre o rio Ubirajara; desvio foi feito para garantir trafegabilidade

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes (DER), oficializou a construção de uma nova ponte sobre o rio Ubirajara que liga os municípios de Jaru e Governador Jorge Teixeira, mas precisamente na rodovia 463 que também está recebendo serviços de recapeamento asfáltico. Todo o trabalho foi verificado in loco pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, na última quinta-feira (15).

A obra consiste na construção da ponte de concreto de aço medindo 25 metros de comprimento por nove largura sobre o rio Ubirajara, aproximadamente 18 quilômetros de  Jaru. A nova ponte está orçada em R$ 1.399.903,46 (um milhão e trezentos e noventa e nove mil e novecentos e três reais e quarenta e seis centavos), com recursos provenientes do Fundo para Infra-estrutura de Transporte e Habitação (Fitha).

DESVIO NECESSÁRIO

Conforme a programação para a execução da obra, o prazo de conclusão pode chegar a 90 dias. Enquanto a ponte estiver sendo construída, os veículos poderão trafegar por um desvio construído pelo DER, com uso de tubos em aço galvanizado.

O governador Marcos Rocha, durante a estada no município de Jaru para participar de uma extensa agenda, fez questão de conferir o andamento de todos os serviços que estão sendo executados pelo Poder Executivo na região, principalmente os que estão em andamento na RO-463. O chefe do Executivo Estadual esteve acompanhado pelo diretor-geral do DER, Elias Rezende, pelo prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior e do secretário Regional, Anderson Dias.

MAIS SEGURANÇA

A antiga ponte há mais de duas décadas não recebia manutenção e a iminência de acidentes crescia a cada ano. Com intuído de garantir a segurança para moradores da região, o governador Marcos Rocha acionou o diretor-geral do DER para solucionar o problema. Após análise do Departamento, foi feito um desvio e a antiga ponte foi retirada para a construção de uma nova estrutura, mais resistente e segura para a trafegabilidade.

“Em breve o Governo do Estado estará entregando uma nova ponte de 25 metro de comprimento,  trazendo segurança para os moradores tanto de Jaru quanto de Governador Jorge Teixeira. A ponte antiga apresentava graves problemas e, agora, vamos entregar uma ponte nova. É uma obra extremamente importante para a população de Jaru e para todos que trafegam pela região”, disse Marcos Rocha.

RO-463 RECAPEADA

Ao mesmo tempo em que o governador Marcos Rocha se deslocava para conferir detalhes para a construção da ponte, também averiguou a obra de recapeamento que está sendo executada pelo DER na rodovia 463, que sai da BR-364 ao município de Governador Jorge Teixeira. O serviço de recapeamento está em curso, com previsão de ser concluído o mais breve possível, mesmo enfrentando o período chuvoso.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, apresentou ao governador Marcos Rocha e ao prefeito de Jaru, os primeiros cinco quilômetros de asfalto recapeados e sinalizados na RO-463. Ao todo, serão 38 quilômetros da rodovia que vão receber manutenção.

AÇÕES

O governador destacou que a rodovia é de suma importância para a população. Além disso, liga o município de Governador Jorge Teixeira a outros municípios. Conforme disse o diretor-geral do DER, a estrada foi inaugurada há cerca de 18 anos e por falta de manutenção estava causando transtorno à população. “Estamos acompanhando o governador Marcos Rocha nas importantes obras que estão em execução na RO-463, ou seja, a ponte e o recapeamento asfáltico. São obras importantes e o DER trabalha sem cessar visando garantir a recuperação da estrada o mais rápido possível”, disse Elias Rezende, destacando que atualmente o DER está com mais de 50 frentes de serviços em execução por todo Estado.

O Governo de Rondônia mantém as ações para garantir a recuperação das rodovias estaduais e, consequentemente, permitir melhores condições de trafegabilidade, bem como garantir condições adequadas para que os produtores rurais possam escoar a produção agrícola.

Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça

Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Transporte