Governo de Rondônia
25/04/2024

Governo participa de ação do enfrentamento do trabalho infantil em abrigo único

09 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Momento de recreação com as crianças que estão provisoriamente no abrigo único

Momento de recreação com as crianças que estão provisoriamente no abrigo único

O dia 12 de junho é reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Neste dia, todos os estados, municípios, devem se mobilizar  para realizarem ações no enfretamento do trabalho infantil de crianças e adolescentes.

Em Rondonia, como parte das comemorações pela passagem do dia 12 de Junho, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio da Gerência de Políticas Estratégicas para Crianças e Adolescentes e Juventude, realizou no último sábado (7) juntamente com o Fórum Estadual para a Erradicação do Trabalho Infantil e proteção ao Adolescente Trabalhador do Estado de Rondônia, uma manhã com atividades sociais e  desportivos junto às famílias que no momento se encontram em situação de alojamento provisório no Abrigo único.

“Para o enfrentamento do Trabalho Infantil, temos que envolver toda a sociedade Rondoniense, orientando e acompanhando as famílias a buscarem ajuda nos equipamentos existentes na Assistência Social. A infância deve ser vivida da melhor forma possível, longe de toda forma de exclusão”, destaca o secretário titular da Seas, Márcio Felix.

O secretário afirma ainda que o Governo do Estado vem sendo atuante na Política de Garantia de Direitos voltadas ás crianças e adolescentes, apoiando projetos de entidades e municípios que promovam a garantia dos direitos para esse público. ” Ainda há muito por fazer para melhorar os índices com relação ao trabalho infantil no estado, mas , o Governo tem se empenhado em fortalecer toda a rede de atendimento às crianças e adolescentes e ainda da prevenção da violação de direitos”, ressaltou Márcio Felix.

A presidente do Fórum Estadual para a Erradicação do Trabalho Infantil e proteção ao Adolescente Trabalhador

Em Rondonia, como parte das comemorações pela passagem do dia 12 de Junho, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio da Gerência de Políticas Estratégicas para Crianças e Adolescentes e Juventude, realizou no último sábado (7) juntamente com o Fórum Estadual para a Erradicação do Trabalho Infantil e proteção ao Adolescente Trabalhador do Estado de Rondônia, uma manhã com atividades sociais e  desportivos junto às famílias que no momento se encontram em situação de alojamento provisório no Abrigo único.

do Estado de Rondônia, Carmelita de Oliveira, explica que todos os anos o Fórum, junto com a Seas e demais parceiros, trabalham com as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e com a família na conscientização dos direitos dos filhos como cidadãos. ” Temos que banir de uma vez o trabalho infantil, nosso estado ainda tem altos índices de crianças trabalhando”.

Além da ação de mobilização que levou informações aos pais, quanto aos direitos da crianças garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), cerca de 180 crianças que estão com as famílias no abrigo único, participaram de diversas atividades como. apresentação teatral, momentos de leitura, brincadeiras, lanche e por fim receberam um kit escolar.

Para Jane da Silva, mãe de 3 filhos, que está com toda família no abrigo único há mais de 30 dias, a ação foi um momento de informação para os pais e distração para as crianças. ” Não é fácil ficar tantos dias com os filhos alojados em barracas, eles acabam ficando chateados, querem voltar pra casa, pra brincar no quintal. Esse momento está sendo bom para a distração deles”, contou Jane.

A ação contou com a parceria do Ministério Público do Trabalho; Ministério do Trabalho e Emprego; Secretaria Estadual de Saúde e  Defesa Civil Estadual.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Inclusão Social, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo