Governo de Rondônia
Quinta, 05 de agosto de 2021

Governo reafirma respeito com a imprensa em Oficina de Comunicação

09 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

11 - oficina jornalistas

O relacionamento com os profissionais de imprensa “é mantido dentro de uma linha de profundo respeito”, afirmou segunda-feira (9) o governador Confúcio Moura, na abertura da III Oficina de Comunicação, no Hotel Rondon em Porto Velho.

O governador destacou também a importância do trabalho da imprensa como necessário ao acesso dos cidadãos à informação, e disse não haver nenhum tipo de censura ou sanção contra os veículos de divulgação aliados à oposição. “Nunca houve, sequer, corte de verbas publicitárias”.

11 - govNo evento, que reúne assessores de imprensa e secretários regionais do governo estadual, profissionais de empresas privadas e acadêmicos de comunicação social, o governador fez um balanço das ações e recursos investidos de 2011 até agora, nas áreas da habitação, educação saúde, desenvolvimento ambiental e econômico social, começando pela área administrativa que, para ele, precisa investir mais nos recursos.

O governador citou que antes as secretarias funcionavam como uma ilha, mas que, após seguidas reuniões tratando da modernização, com vistas à valorização do servidor, todos os órgãos serão interligados a partir da implantação do E-Cidade, ferramenta voltada à informatização da gestão em todos os níveis, que será implantado no âmbito do governo. Na área da saúde, o foco foi para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heuro), o Serviço de Atendimento Médico em Domicílio (Samd) e a Assistência Médica Intensiva (AMI-24h), na zona Sul da Capital, que o governador fez questão de convidar os jornalistas a conhecer, pois lá existem todos os equipamentos disponíveis no Centro-Sul do País. Convite também foi feito para a inauguração do Teatro Estadual, prevista para o próximo dia 20, após 18 anos em construção. O espaço contempla duas alas para apresentação de espetáculos, uma com capacidade para 1.000 espectadores e outra para 280.

Ele falou sobre a liquidação das dívidas herdadas pelo governo do Estado, que são aquelas em que os serviços já foram prestados, que foram reduzidas de R$ 280 milhões para R$ 10 milhões, sem que houvesse atraso no pagamento dos salários dos servidores.

11 - oficina jornalistas 1A posição estratégica de Rondônia para o desenvolvimento na América Latina foi mostrada pelo governador focalizando a diferença em quilômetros com relação ao Peru (2.109km) e o porto de Santos (3.300km), fato do Madeira, ferrovia, duplicação da BR-364, recuperação da BR-425 e construção da BR319, finalização da ponte sobre o rio Madeira e do terminal portuário, o sexto do País em volume de carga.

Ainda na abertura da Oficina, o jornalista Montezuma Cruz lançou o livro “Do jeito que vi’, em que ele relata experiências dos mais de 40 anos de profissão; e anunciou para 2015 o lançamento de mais uma edição tratando do ouro no rio Madeira, aspectos fundiários, entre outros que ficaram fora da primeira.

11 - oficinaPara Montezuma, a Oficina realizada pelo Decom é imprescindível, considerando a velocidade da mídia e a legislação no ano de política, o que se faz necessário que todo profissional se atualize. Mesmo atuando na área desde 1971, ele afirma que ainda está aprendendo e “ai daquele que diz saber tudo e não precisa de mais nada”.

11 - osmarJá o diretor-geral do Decom, Osmar Silva, destacou a importância do evento, uma iniciativa do próprio governador, por gerar ambiente para a troca de experiências. “Antes, os assessores estavam em uma ilha e agora estão mais interligados, vivendo em sociedade”, disse, completando que através dessa Oficina as informações estão chegando “mais claras, objetivas e verdadeiras, sem mensagens chapas brancas, um vício que perdurava na comunicação de Rondônia”.

Ele ainda observou, que hoje o Decom assessora o governo e não o governador. “Isso só foi possível graças a essas atualizações”, apontou, anunciando para esta terça-feira a participação do advogado Clênio Amorim, que irá sanar as dúvidas sobre elaboração de matérias jornalísticas neste período que antecede as eleições.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Servidores, Sociedade


Compartilhe