TRANSPARÊNCIA

Avanços na saúde estadual são apresentados em audiência na Assembleia Legislativa

13 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - audiencia sesau

Uma audiência pública para a apresentação das contas da Saúde Estadual relativa ao exercício de 2013 foi realizada na manhã desta terça-feira, 13, no plenário da Assembléia Legislativa, proposta pelo deputado Zequinha Araújo e aprovada pela maioria dos deputados. Na prática, este é o primeiro passo para aprovação das contas.

Durante quase quatro horas, o secretário estadual da Saúde (Sesau), Williames Pimentel, explanou sobre as ações, programas e projetos empreendidos pelo Governo de Rondônia ao setor de Saúde, detalhando parte do relatório de gestão consolidado durante o ano passado.

Ele apresentou dados importantes como a ampliação do número de atendimentos de alta complexidade, melhoria da rede física de unidades de Saúde em vários municípios, redução da mortalidade infantil, ampliação do acesso aos serviços de reabilitação, entre outros avanços.

Dentro da gestão de finanças, o demonstrativo apresentado pelo secretário trouxe um valor superior a R$ 2,3 milhões de economia na projeção do orçamento geral aprovado no ano anterior. De acordo com Pimentel, a economia é fruto de um esforço grande do governo que, mesmo ampliando os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), reduziu gastos em várias áreas.

Deputado Zequinha Araújo

O deputado Zequinha Araújo, autor da preposta para a realização da audiência pública, disse que todos os dados apresentados pelo governo vão passar por uma avaliação e análise da Comissão Permanente de Saúde (CPS) da Assembleia Legislativa. Após os trabalhos, vão fazer a apreciação das contas em plenário.

Zequinha Araújo Adiantou que, segundo o que foi apresentado pelo governo, é praticamente certa a aprovação das contas pela Assembleia, considerando o zelo que o atual secretário estadual de Saúde vem tendo à frente da Pasta.

Redes Estaduais
No total, R$ 7 milhões foram injetados pelo Estado, em 2013, na Rede de Atenção Básica, que tem como objetivo fortalecer a atenção básica nos municípios e desafogar os hospitais em Porto Velho.

5 - audiencia publica sesau

Já a Rede Cegonha – uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e fase pós-parto, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis -, recebeu investimento de quase R$ 12 milhões.

Outro destaque no relatório apresentado pela Sesau é a Rede Estadual de Cuidados às Pessoas com Deficiência. O programa teve cinco novos projetos aprovados, seis implantados e investimento de quase R$ 14 milhões.

A Rede de Alta complexidade – que integra o maior complexo de unidades hospitalares como Hospital de Base, Hospital João Paulo II, Hospital Infantil Cosme e Damião, Cemetron, Assistência Médica Intensiva (AMI), Hospital Regional de Cacoal, entre outros -, detém o maior investimento do governo no setor.

Katia Fernanda Alves

Katia Fernanda Alves, conselheira estadual

Apoio do Conselho
A conselheira estadual Kátia Fernanda Alves fez ponderação ao discurso feito pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, que não avaliou os números apresentados. Ela disse ser de conhecimento de todos os avanços que o setor de Saúde vem obtendo na atual gestão.

Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo e Ésio Mendes