Governo de Rondônia
16/04/2024

Governo realiza obras de asfaltamento no Distrito Industrial

25 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Distrito Industria

Distrito Industrial

O governo do estado está realizando obras de asfaltamento no distrito industrial de Porto Velho. Estão sendo pavimentados mais de 8.800 metros de ruas e avenidas do parque industrial, que fica na margem direita da BR-364, a 17 quilômetros da capital, no sentido de Candeias do Jamari.

1 - governador

Governador conversa com empresários

Nesta terça-feira (24), o governador Confúcio Moura e o secretário da Seagri, Evandro Padovani, vistoriaram as obras no complexo, ao lado de empresários contemplados com incentivos do governo para implantação de unidades industriais no local. As obras eram esperadas pelos empresários há vários anos.

Empresários visitam distrito

Empresários visitam distrito

Confúcio lembrou que o distrito industrial foi idealizado pelo ex-governador Angelo Angelin, em 1984. “Assumimos o compromisso com o distrito industrial, que por anos passou abandonado. Iremos transformar esse lugar com projeto de infraestrutura e paisagismo. Aqui é lugar de trabalho, mas iremos transformar isso em um cartão postal da indústria rondoniense”.

Gilberto Batista, presidente da Fiero

Gilberto Batista, presidente da Fiero

Senai

Gilberto Baptista, superintendente da Fiero, também participou da visita e destacou a implantação da escola do Senai dentro do distrito industrial, que foi inaugurada recentemente. “Hoje temos uma moderna escola de ensino tecnológico, que espelha suas experiências nas instituições alemãs. Isso é uma festa para o setor industrial do estado”, destacou Baptista.

Emerson Fidel, do

Emerson Fidel, da Casa Fácil

Empresas instaladas

Emerson Fidel, empresário da empresa Casa Fácil, indústria de blocos, pisos e telhas de concreto, se instalou no distrito em 2009 com incentivos. “Ganhamos o terreno e incentivos fiscais, na redução do ICMS de até 85%. Isso viabilizou a implementação da indústria e a oferta de preços melhores ao consumidor final. Hoje estou comercializando para os estados do Acre, Amazonas e todo estado de Rondônia. Quando iniciei, tinha 12 funcionários. Agora estou com 52, e quero contratar mais, vou investir mais R$ 2 milhões na ampliação da indústria”, afirmou Fidel.

O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, destacou os trabalhos feitos em prol da implementação do Distrito Industrial, que esteve abandonado por anos. “A indústria é a grande motriz da economia nacional. Com as obras de asfaltamento, drenagem, meio-fio e sarjetas estaremos dando uma nova cara ao distrito”.

Adélio Barofaldi, empresário do ramo de biodiesel

Adélio Barofaldi, empresário do ramo de biodiesel

Novas empresas

Adelio Barofaldi, empresário do ramo de geradores e biodiesel, comenta que já está com o projeto aprovado no Conder (Conselho de Desenvolvimento do Estado) para instalação de uma indústria de Biodiesel no Distrito. “Busquei instalar minha indústria no distrito, primeiro pelos benefícios de doação da área, que já tem infraestrutura básica. Segundo, por causa dos incentivos fiscais no ISS e ICMS, que podem chegar a 85%. Temos que mudar a cara de Porto Velho. Isso é muito importante para nosso estado. É uma nova era para Porto Velho”.

Gilberto Roque

Gilberto Roque

Para Gilberto Roque de Morais, empresário da Golden Construtora e Incorporadora, especializada em artefatos de cimento, “o nosso objetivo é construir uma indústria para produção desses artefatos, que atenderiam a nossa construtora e o mercado interno do município. O que me trouxe ao distrito foram as linhas de crédito específicas, a questão da escrituração que é imediata e os incentivos fiscais do governo do estado”.

Governador fala na Escola de Mecatrônica

Governador fala na Escola de Mecatrônica

Sem burocracia

Após vistoriar as obras, o governador reuniu-se com empresários e investidores no auditório do Centro Tecnológico Mecatrônico (CETEM) do Senai, onde o setor empresarial reivindicou a desburocratização de alguns serviços.

“O estado precisa ser simples, não é só aqui não, é em todo Brasil. A nação sobrevive da indústria. Vamos simplificar, vamos desembaraçar isso, as pessoas tem que ser bem atendidas. Temos que criar um protocolo nosso, para simplificar, essa é a ordem. Se for de interesse dos outros estados que nos copiem”, resumiu Confúcio.

Distrito Industrial

O distrito industrial conta com uma área total de 350 hectares, sendo 259 destinados a edificações, 200 já foram doados e 59 estão aguardando as novas indústrias que vierem se instalar. Duzentas empresas já foram beneficiadas, 41 já se instalaram e outras 45 estão com os projetos aprovados pela Coordenação de Indústria, Comércio e Produção (Codic), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri).

O coordenador da Codic, Gilson Salomão, enfatizou que com as ações do governo do estado, o distrito industrial tomará uma nova forma, “pois terá mais de 70% das ruas asfaltadas com drenagem, meio-fio e sarjeta. Isso motiva as empresas a investirem mais e gerar novos pontos de trabalho”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Infraestrutura


Compartilhe


Pular para o conteúdo