Governo de Rondônia
Quinta, 04 de março de 2021

Reunião

Governo recebe Movimento dos Atingidos por Barragem e ouve reivindicações

25 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura, acompanhado do secretário adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania, Luiz Carlos Reis, coordenadores estadual e municipal da Defesa Civil, Cel. Lioberto Caetano e José Pimentel, recebeu na manhã desta terça-feira, 25, na sala de Gestão Integrada na Sesdec, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), para ouvir a pauta de reivindicações do movimento.

{5DBE6F77-D060-4C55-87A9-F6112FC6AA6A}_9 - mab

Dentre a pauta do MAB estão o cadastramento de todos os atingidos para futuras indenizações e auxílios; auxílio financeiro para o pós-enchente; a criação de um plano de desenvolvimento produtivo com ações emergenciais e indenizações; e aquisição de terras para as famílias atingidas.

Confúcio Moura solicitou que os assuntos fossem divididos por temas a fim de agilizar o diálogo entre o movimento e o governo e dar celeridade aos pleitos. Desta forma, o governador já adiantou que a questão das terras serão tratadas em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O secretário Márcio Félix, da Assistência Social, adiantou que o cadastramento das famílias já está sendo realizado. O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, afirmou ser necessário trabalhar em conjunto com o município para a solução dos problemas pois “há as competências que são do estado e o que é do município, e não podemos passar à frente”.

O coronel Pimentel, da Defesa Civil municipal, alertou que desde dezembro, quando foi decretado o estado de emergência, a prefeitura tem atuado junto à população dos bairros atingidos como Baixa da União, Triângulo, Costa e Silva e Balsa.
9 - 1 mab
Ao mesmo tempo, lembrou que as águas estão retirando todas as pessoas desta área que é de preservação permanente e que quando ”a água baixar todos serão retirados de lá, pelos riscos e porque a prefeitura irá fazer obras no local para evitar o retorno desta população”.

Os demais pleitos do MAB foram agendados para serem discutidos em reunião que foi marcada para o dia 1° de abril, às 14h, no mesmo local.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe