Governo de Rondônia
25/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Governo recebe visitas de representantes do Consórcio Brasil Central e debate projetos

17 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Na última semana, nos dias 10 e 11, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) reuniu-se com representantes do Consórcio Brasil Central – BrC e analistas da Fundação Cabral – FDC. A reunião teve como intuito discutir o projeto Mercado Comum que busca incrementar o comércio de produtos entre os estados envolvidos e componentes do bloco.

Atualmente o Consórcio Brasil Central (autarquia pública) é composto por sete estados da federação: Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal e Goiás.  A ideia é promover o desenvolvimento econômico e social, através do planejamento estratégico entre outras ações.

A parceria entre os entes e o governo de Rondônia resultou no projeto Mercado Comum, que visa impulsionar a competitividade da região com base nas cadeias produtivas, de forma que seja possível proporcionar um ambiente de negócio seguro aos investidores, fomentando o comércio entre os estados do bloco. O projeto será também um modelo para auxiliar no monitoramento, capacitações das equipes técnicas do BrC, dos entes consorciados e ainda o mapeamento de riscos na implementação da política de harmonização.

A reunião também contou com a presença de representes da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), da Superintendência Estadual  de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), além de representante da Fundação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) e da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).

As equipes do Consórcio Brasil Central já realizaram a visita no Distrito Federal e em Rondônia, durante a semana vão visitar os demais estados pertencentes ao consórcio.

Leia mais:

Organizadores aguardam cerca de 600 produtores rurais na 5ª Tarde do Conhecimento na região do Café, em Cacoal

Servidores recebem apoio para realizar a atualização cadastral

Conselho aprova prestação de contas das atividades realizadas em 2019 pela Seas com recursos do Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Empresas, Governo, Indústria, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo