Governo de Rondônia
Domingo, 29 de março de 2020

DESENVOLVIMENTO

Governo recebe visitas de representantes do Consórcio Brasil Central e debate projetos

17 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Na última semana, nos dias 10 e 11, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) reuniu-se com representantes do Consórcio Brasil Central – BrC e analistas da Fundação Cabral – FDC. A reunião teve como intuito discutir o projeto Mercado Comum que busca incrementar o comércio de produtos entre os estados envolvidos e componentes do bloco.

Atualmente o Consórcio Brasil Central (autarquia pública) é composto por sete estados da federação: Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal e Goiás.  A ideia é promover o desenvolvimento econômico e social, através do planejamento estratégico entre outras ações.

A parceria entre os entes e o governo de Rondônia resultou no projeto Mercado Comum, que visa impulsionar a competitividade da região com base nas cadeias produtivas, de forma que seja possível proporcionar um ambiente de negócio seguro aos investidores, fomentando o comércio entre os estados do bloco. O projeto será também um modelo para auxiliar no monitoramento, capacitações das equipes técnicas do BrC, dos entes consorciados e ainda o mapeamento de riscos na implementação da política de harmonização.

A reunião também contou com a presença de representes da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), da Superintendência Estadual  de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), além de representante da Fundação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) e da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).

As equipes do Consórcio Brasil Central já realizaram a visita no Distrito Federal e em Rondônia, durante a semana vão visitar os demais estados pertencentes ao consórcio.

Leia mais:

Organizadores aguardam cerca de 600 produtores rurais na 5ª Tarde do Conhecimento na região do Café, em Cacoal

Servidores recebem apoio para realizar a atualização cadastral

Conselho aprova prestação de contas das atividades realizadas em 2019 pela Seas com recursos do Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza em Rondônia


Fonte
Texto: Anayr Celina
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Brasil, Capacitação, Empresas, Entrevista, Governo, Indústria, Informativo, Infraestrutura, Municípios, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe