EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Governo de Rondônia revisa instalações de mil repartições públicas para economizar energia elétrica

06 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Seminário discutiu a eficiência energética

Governo de Rondônia apresentou programas durante seminário sobre eficiência energética

A superintendente de Gastos Públicos Essenciais do Estado de Rondônia, Isis Queiroz anunciou a revisão de todas as unidades do governo para economizar energia elétrica. Atualmente, a economia mensal nessas unidades é de R$ 200 mil, com estimativa de ultrapassar R$ 2 milhões em 2015.

Ao participar da abertura do 1º Seminário de Eficiência Energética promovido pelo Sistema Eletrobras/Eletronorte em Porto Velho, na quinta-feira (5), Isis Queiroz disse que o governo herdou “práticas acanhadas” e elas não atendem às exigências nacionais:  “Se quisermos ter êxito na prática da sustentabilidade, precisamos mudar hábitos antigos”, apelou.

Rondônia desperdiça 23% de energia elétrica, um quinto do que produzem as usinas hidrelétricas. “Isso não é normal, é um absurdo, precisamos mudar a realidade”, lamentou o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrobras Distribuidora em Rondônia, Ildefonso Madruga. O País desperdiça 40 milhões de kilowatts de energia o equivalente a US$ 2,8 bilhões por ano, informa o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

O superintendente estadual do Ibama, Renê Luiz de Oliveira, também criticou a situação: “Só nos lembramos dela (da energia elétrica) quando falta, ou quando vem o aumento da conta. Precisamos enxergar a importância do ato de economizá-la”.

Madruga lembrou que, desde 2009, o Programa Móvel de Eficiência Energética investiu mais de R$ 3 milhões na capacitação de 146 mil alunos da rede pública da Educação. Orientadores percorreram 46 mil quilômetros.

A Eletrobras computa 580 mil clientes em Rondônia, os quais, gradativamente aprendem a substituir lâmpadas, geladeiras velhas, fiação e outros equipamentos eletroeletrônicos que fazem aumentar o consumo. Clientes sociais também motivados a economizar totalizam 34 mil. O custo da campanha somou R$ 19,7 milhões.

O seminário, que prosseguirá até sexta-feira (6), mostrou a dura realidade do desperdício, porém, exibiu contrastes, um deles mencionado pelo gerente de operações da Eletronorte, engenheiro Percy Robinson Holder: “Nos Estados Unidos, ninguém desliga a lâmpada em corredores; os ambientes são totalmente iluminados, imaginem o custo e as consequências disso”. Holder propôs maior conscientização da população para obter o uso correto de energia elétrica e descartes de resíduos em prédios públicos, particulares, e em residências.

Repartições públicas têm programa de eficiência energética

Para o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Rondônia, José Gilson Queiroz, a inauguração da nova sede da entidade responde à expectativa do sistema energético: “Vamos aproveitar a iluminação natural”. No biênio 2014-2014, a Eletronorte reduziu o consumo de energia em 12%, mediante campanhas de conscientização e substituição de luminárias comuns por lâmpadas fluorescentes compactas, de menor voltagem.

A coordenadora do Programa Ambiental do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Cinara Valentim, elogiou a presença de diversos alunos ao seminário, e anunciou a 4ª Semana do Meio Ambiente, de 1º a 5 de junho deste ano.

Para o coordenador de licenciamento ambiental no Ibama estadual, Luiz Nunes Aguiar, são fundamentais o combate ao desperdício e a diminuição de conflitos ambientais com a construção de novas barragens. O professor e mestre em engenharia elétrica Ciro José Egoavil Montero e seus alunos da Universidade Federal de Rondônia apresentam no seminário diversos trabalhos resultantes de pesquisas de conclusão de curso.

O governo estadual trabalhou além da simples verificação de faturas mensais. O engenheiro eletricista da Sugespe, Tiago César Fontenelle dos Santos, informou que o programa desenvolvido pelo governo estadual começou em 2011, incluindo escolas e hospitais. Ele integra o grupo de  trabalho instituído pelo governador Confúcio Moura. “Obtivemos os primeiros resultados a partir de 2013, e em 2014, mesmo com o crescimento de unidades consumidoras (de 992 para 1.043), o consumo de energia”.

Segundo Tiago César, o acompanhamento dos contratos permitiu corrigir falhas e a substituição de equipamentos ultrapassados por outros controlados pelo Procel. Ao mesmo tempo, o grupo de trabalho trocou cabos elétricos, construiu subestações,  e promoveu campanhas de conscientização. Em Porto Velho, o espaço aberto esportivo Deroch, ao lado do Ginásio Esportivo Cláudio Coutinho, foi o primeiro a receber lâmpadas econômicas led.

Texto: Montezuma Cruz e Alice Tomaz
Fotos: Daiane Mendonça

Agropecuária, Água, Capacitação, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Turismo