Segunda, 01 de março de 2021

SETOR PRODUTIVO

Governo solicita ao Ministério da Agricultura ampliação do número de fiscais federais agropecuários em Rondônia

10 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A ampliação do número de fiscais federais agropecuários no Estado de Rondônia e a construção de uma Central de Abastecimento (Ceasa) no município de Porto Velho foram alguns assuntos da pauta dessa quarta-feira (9) da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, com a comitiva de Rondônia liderada pelo governador Confúcio Moura.

Governador Confúcio e comitiva apresentaram demandas de Rondônia à ministra Kátia Abreu

Kátia Abreu também se prontificou em atender o pleito apresentado pelo Governo do Estado que se refere à transferência de recursos para o laboratório de qualidade do leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que custará o equivalente a R$ 300 mil. O laboratório está sendo construído em Porto Velho e desenvolverá atividades de monitoramento de indicadores de qualidade higiênico-sanitária do leite cru.

Quanto ao reforço de fiscais federais agropecuários para ampliar o quadro da Superintendência do Ministério da Agricultura em Rondônia, o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, explicou que o número de abates nos frigoríficos no estado aumentou consideravelmente e a reivindicação de 12 profissionais visa atender às demandas apresentadas. Segundo Padovani, a defasagem aumentou mais agora porque alguns frigoríficos que estavam desativados retomaram as atividades.

O governador também fez um encaminhamento ao Mapa solicitando um aporte financeiro para a construção da Ceasa no município de Porto Velho para atender a todo o estado. A ministra recebeu o pleito e informou que atenderá, porém enfatizou que é para o estado providenciar o projeto e fazer encaminhamento ao ministério.

Confúcio Moura levou ao conhecimento da ministra que o Estado de Rondônia está se preparando para receber uma missão europeia, que virá na segunda quinzena de fevereiro de 2016 ao Brasil. Segundo ele, o estado pretende aumentar a exportação de carne para o mercado externo, e a Europa é um mercado importante.

Participaram também da audiência os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz; o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa e presidente da Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas, Guilherme Marques; e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.

Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Zózimo Macêdo

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Convênios, Economia, Empresas, Governo, Infraestrutura, Rondônia