25/04/2024

MORADIA

Governo sorteia endereços para a entrega de moradias populares em Cacoal

03 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

10 - cacoal

O Governo de Rondônia realizou na manhã de quinta-feira (3) em Cacoal, na quadra coberta da escola estadual Cora Coralina, o sorteio dos endereços das 417 casas do Residencial Alpha Parque, última etapa que antecede à entrega das moradias populares aos futuros moradores e que beneficiará um total de 1.600 pessoas de baixa renda no município.

10 - maria meca cassoli

A primeira a ficar sabendo em que rua vai morar a partir de maio foi Maria Meca Cassoli, 60 anos, que deixará de pagar um aluguel de R$ 300,00 e quando receber as chaves mudará para a rua “B”, casa 69, do Residencial Alpha.

Maria Meca foi uma das centenas de pessoas que lotaram a quadra coberta da escola, onde uma equipe da Caixa Econômica Federal realizou o sorteio público das localizações das casas. Depois de assinar o termo de posse e receber a pasta do Programa Minha Casa Minha Vida e do Morada Nova, ela explicou que sua comemoração era diferente: pediu que Deus ilumine a presidente Dilma Rousseff, o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp, os dirigentes da CEF e do Banco do Brasil por terem conseguido a “realização de um sonho de toda essa gente”.

A cadeirante Iranir Goes, moradora na rua João Cabral, também não conseguia esconder a emoção. “Meu coração é só alegria”. A mesma alegria contagiou o casal mineiro Maria Alves de Almeida e Adão Rodrigues da Silva, que num gesto simbólico receberam das mãos do governador as chaves da nova casa onde irão morar.

10 - maria alves almeidaO secretário estadual de Ação Social, Márcio Felix, explicou que o sorteio é a etapa que antecede a entrega das casas que estão com 94% de todas as obras do residencial, faltando apenas alguns serviços complementares de infraestrutura para serem entregues no mês de maio. “Em breve o governador voltará aqui para entregar a casa de cada um de vocês”.

Márcio fez questão de ressaltar a importância do apoio da presidente Dilma Rousseff ao programa habitacional Minha casa Minha Vida e do governador Confúcio Moura pela sensibilidade em autorizar a complementação de mais casas com o Morada Nova. Agradeceu ainda ao senador Valdir Raupp e aos outros componentes da bancada federal de Rondônia, além do prefeito local, Padre Franco, pela cooperação e parceria para saldar um déficit habitacional que no início do governo foi estimado em 50 mil moradias.

Segundo o secretário, o governo Confúcio Moura criou o programa Morada Nova para complementar o Minha Casa Minha Vida. Somente em Cacoal, o governo entrega 417 moradias e estuda a abertura de novas inscrições para outras 700, resgatando uma dívida social, inicialmente, com 1.660 pessoas com renda inferior a R$ 1.200 reais.

Atendimento prioritário

O governador Confúcio Moura recebeu a garantia do Ministério das Cidades e da própria presidente da República para que 50% das casas do programa sejam destinados prioritariamente aos desabrigados das enchentes nos oito municípios do Estado.

O senador Valdir Raupp lembrou que o tripé União, governo do Estado e prefeituras representa a maior contribuição já alcançada em nível de desenvolvimento regional. Por isso não tenho receio de afirmar que, Confúcio Moura já figura entre os governadores que mais trabalharam por Rondônia. “Nem mesmo eu, que já fui governador, consegui realizar tantas obras”.

Segundo o senador Rondônia tem enfrentado desastres naturais nos últimos dois meses, com cerca de 18 mil desabrigados pela cheia apenas na região de Porto Velho, e que vão precisar de moradia, saúde e de muita ajuda. Até o final do atual governo, de acordo com Raupp serão entregues cerca de 3 mil casas em Cacoal e no Estado um total de 20 mil. “Quero parabenizar o governador pelo trabalho que vem fazendo para melhorar a vida das pessoas.

“Essa integração do governo do estado e dos municípios com a União tem sido muito importante para o desenvolvimento de Rondônia”. Trabalho sério, democrático e humano para ajudar as pessoas de Cacoal e todo o Estado”, disse Valdir Raupp.

Wilson Alves, representante da Superintendência da Caixa Econômica, não tem dúvidas de que o sucesso do programa de habitação popular deve ser creditado também ao múltiplo esforço de várias instituições e entidades e da forma transparente como é conduzido, “Nos próximos 60 dias todas as casas estarão concluídas”.

A parceria do governo de Rondônia com o Ministério das Cidades na área habitacional é responsável pelo atendimento de 68 mil pessoas no Estado. Nos últimos 3 anos, foram investidos cerca de R$ 85 milhões na construção de moradias para famílias de baixa renda a partir dos programas Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e o Morada Nova, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas).

A meta do governo é investir mais R$ 15 milhões este ano em moradia popular. Os novos investimentos, segundo o governador Confúcio Moura, contribuirão para o alcance da meta de entrega de cerca de 20 mil moradias à população de baixa renda.

Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Ésio Mendes