Governo une forças e climatiza salas de aulas

23 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Programa Eficiência Energética climatiza 100% das salas de aulas; Escola entra com o recurso e a mão de obra é ofertada pelo governo

9 - escolas

A união de forças entre a Secretaria de Estado de Educação [Seduc] e a Secretaria Regional de Governo tem trazido resultados significativos na educação pública estadual na região de Ji-Paraná por meio do programa Eficiência Energética.

Pela parceria, a Seduc entra com o recurso necessário para aquisição de cabos, fios, transformadores e materiais afins. Já a secretaria regional atua na linha de frente da efetiva execução dos trabalhos, mediante supervisão técnica de engenheiros da Seduc.

9 - energia“O serviço é de qualidade e de baixo custo para o governo do estado”, destacou o secretário regional de governo em Ji-Paraná, Romildo Pereira, o resultado da parceria entre as secretarias do governo.

O “Eficiência Energética” visa readequar as instalações elétricas das escolas estaduais oportunizando investimentos de climatização nas salas de aulas, inclusive deixando reserva técnica de energia suficiente para ampliação dos colégios nos próximos dez anos.

“O funcionamento do programa é uma das aspirações do governador Confúcio Moura em proporcionar maior rendimento nas escolas”, detalha o secretário regional, explicando que a relação ensino versus aprendizagem avança devido ao conforto nas salas de aulas.

9 - reparosNa região de Ji-Paraná o Eficiência Energética já garante salas de aulas refrigeradas nas maiores escolas estaduais, como a Marechal Rondon, Gonçalves Dias, Rio Urupá, Aluízio Ferreira e Marcos Bispo, todas elas em Ji-Paraná.

Segundo o secretário regional Romildo, o colégio Júlio Guerra no bairro Nova Brasília, em Ji-Paraná, e a escola Jorge Teixeira, no distrito de Nova Londrina os recursos acabaram de ser liberados pela Seduc. “Na semana que vem iniciaremos os serviços na Jorge Teixeira“, anuncia o secretário.

Ainda, segundo ele, aguardam o processo de aquisição de material as seguintes escolas de Ji-Paraná: JK, Lauro Benno, Nova Brasília e Janete Clair, além do 13 de Maio e do São Francisco que estão em fase de levantamento técnico. Em Presidente Médici, deverão ser contempladas ainda neste semestre os colégios Pau Brasil, Dona Benta e o CEEJA.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional Ji-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio