Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO

Governo vai investir em capacitação de professores na educação indígena

02 de janeiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia tem investido em capacitação de professores na educação indígena e, para tanto, o governador Marcos Rocha determina que a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) esteja em consonância com a construção de políticas de educação inclusivas da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação, em relação à indígena.

O governo do Estado iniciou a capacitação dos professores indígenas

O secretário da Seduc, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, destacou nesta quinta-feira (2) o trabalho de capacitação de professores na educação indígena que vem sendo realizado pela diretora Geral de Educação (DGE/Seduc), professora Irany Oliveira, na ação pedagógica que foram desenvolvidas pela Coordenação de Educação Indígena da Seduc, e que vem sendo conduzida pelo professor Antônio Puruborá.

Irany entende que o governador Marcos Rocha quer oferecer mais capacitação de professores na educação indígena, visto que o próprio governo Federal – através do MEC, quer ampliar a qualificação especializada  que é considerada muito baixa.“Apenas 5,7% dos professores no Brasil têm alguma formação em educação especial. Rondônia tem investido para oferecer  mais capacitação e, desta forma, atender aos anseios das populações indígenas do Estado”, disse Oliveira.

Hoje, segundo a diretora da DGE/Seduc, é desenvolvida uma política em sintonia com os anseios da comunidade indígena. “Primeiro, garantir a língua materna. A alfabetização é garantida com a língua materna indígena. E os principais gargalos são construção de escola em locais estratégicos para garantir vagas para mais alunos, acesso à água, acesso ao esgoto, acessibilidade a indígenas com deficiências físicas. É fundamental fazer um atendimento de acordo as necessidades da população”, pontuou Irany.

Há um consenso do secretário Suamy  de que não adianta lançar uma política nova, política indígena se  não investir em capacitação continuada de professores. “Nosso foco para 2020 será a capacitação de professores na educação indígena”, prometeu o secretário.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Ascom/Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo