Governo de Rondônia
18/04/2024

VALORIZAÇÃO DE ARTISTAS

Grafiteiros de Porto Velho ilustram fachada e interior da Casa da Cultura Ivan Marrocos

12 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Reforma da Casa da Cultura Ivan Marrocos_Maximus Vargas_12_12_2017

Grafite vira referência na Casa de Cultura como oportunidade para artistas locais

Elias Santos, que leva o nome artístico “Rabisk” recebeu esse nome quando ainda criança pintava os papeis do caderno na escola e diziam que ele somente rabiscava. Ao se identificar com a arte do desenho, Rabisk passou a aperfeiçoar o grafite como profissão. Hoje ele é grafiteiro muralista e um dos profissionais que participou da visualização da fachada da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Artistas muralistas de grande surfasse, são profissionais que fazem desenhos com em alta dimensão, como é o caso dos “Gêmeos”, artistas brasileiros reconhecidos mundialmente, nos fala a diretora da Casa da Cultura, Margot Paiva. “O conceito da nova fachada da Casa é de Piet Mondrian, pintor modernista neerlandês. Esse espaço precisa ter um ar moderno e limpo no quesito artístico”, diz a diretora.

A Casa da Cultura é administrada pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). Sua reforma é uma parceria com secretarias do governo e mão de obra de reeducandos.

Os trabalhos do grafiteiro Elias estão expostos no principal shopping da Capital de Rondônia, em empresas, na rua e até virou cenário do filme “Rodantes”, onde o artista foi responsável por todo o cenário do grafite. Um dos primeiros grafites de Rabisk é a arte de uma garota com uma câmera em um muro em frente ao Palácio do Governo na avenida Farquar, em Porto Velho.

O artista vive somente dos trabalhos voltados para o grafite. Para Rabisk o esperado nesse segmento artístico é o reconhecimento mundialmente e virar evidência em Rondônia, assim como, também sonha Franciney Vasconcelos, outro artista que também participou das transformações da Casa.
Franciney é natural de Santarém (PA), e além da fachada, ilustrou o interior da Casa da Cultura. Além do mais, o artista também vai pintar o nome da Galeria Afonso Ligório. Já participou de mais de vinte exposições coletivas e pela primeira vez participará do Salão de Artes de Plásticas de Rondônia (Sart) e também campeão do concurso artístico Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero).

A habilidade de Franciney vem dos cursos que fez pelo Brasil e até xilogravura na Itália. Com sua prática artística, Franciney cria e desenvolve seu trabalho. Para o artista uma parede boa para pintar é aquela que não seja muito lisa, ou que seja paredes que não seja coberta por massa corrida. “Temos dificuldade em fazer um
trabalho, mas nossa realização como artista é ver o trabalho finalizado e vê que as pessoas contemplam o produto final”, afirma Franciney.
Os artistas Rabisk e Franciney levam o grafite como principal fonte de renda e desenvolvem seus trabalhos em muros e empresas que procuram esses trabalhos. Para os artistas o valor a ser comercializado é avaliado pela dificuldade e não pelo tamanho. Segundo eles é um trabalho que de se sustentarem. Segundo eles, a oportunidade de mostrar as habilidades profissionais na Casa da Cultura é uma oportunidade de novos rumos que o grafite alcança em Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Lazer, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo