Governo de Rondônia
19/04/2024

TRANSPORTE

Granéis sólidos são responsáveis por mais de 75% da movimentação de cargas no Porto Público de Porto Velho

06 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A operacionalização de container também representa grande avanço

Em 2019, o Porto Público de Porto Velho registrou, através dos dados consolidados do Sistema de Desempenho Portuário (SDP) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a movimentação de mais de 2.470 milhões de toneladas, sendo que 75% desse montante são provenientes do escoamento de grãos sólidos, representando 1.928 milhões de toneladas.

Os dados alimentados no sistema apontam o crescimento de 11% do volume de carga no Porto Público quando comparado ao mesmo período de 2018. Segundo o diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Amadeu Hermes Santos da Cruz, os números são positivos e superam a estimativa de crescimento. “A força do agronegócio do país é percebida quando publicamos os números oficiais da movimentação portuária. Rondônia, por meio do Porto Organizado, dispõe da melhor estrutura para escoar cargas diversificadas, recinto alfandegado e atende todas as exigências da legislação”, afirmou.

Para o diretor de Fiscalização e Operação, Fernando César Ramos Parente, a operacionalização de container também representa grande avanço. “Enquanto em 2018 tivemos a movimentação de 25 mil toneladas em carga conteinerizada, que representa cerca de 1.700 unidades que passaram pelo Porto Público de Porto Velho, temos em 2019 um aumento de quase 200%. Registramos a movimentação de aproximadamente 66 mil toneladas em carga conteinerizada, onde são necessários cerca de 3200 unidades de contêiner para escoar os produtos”, apontou Fernando.

No terminal portuário, diariamente, circulam em média mais de 300 carretas, transportando os mais variados tipos de cargas: soja, milho, cimento, carnes, fertilizantes, alimentos perecíveis e não perecíveis, contêineres, automóveis e cargas gerais. Esses produtos abastecem o mercado regional e internacional, especificamente os grãos que saem de Porto Velho até Itacoatiara- Amazonas, pela Hidrovia do rio Madeira.

LOCALIZAÇÃO

Por estar posicionado estrategicamente, o Porto Público Estadual tem se destacado no escoamento de produções regionais e nacionais, apresentando vantagens competitivas que possibilitam atrair novos importadores e exportadores.

Leia mais:

Porto Velho comemora 105 anos de instalação e sua formação se deu no rio Madeira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Arquivo SOPH
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo