Governo de Rondônia
03/05/2024

PROPOSTAS

Grito da terra trás demandas e propostas para o governo

16 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Liderados pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, um grupo de presidentes de sindicatos rurais e associações reuniram-se na sexta-feira (15) com o vice- governador, José Jodan, o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, e outras autoridades para debater as demandas e propostas para agricultura familiar e agronegócio no Estado de Rondônia.

Hélio Dias revelou que no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) existem mais de 27 mil processos tratando de regularização fundiária engavetados. Pediu que medidas sejam tomadas para acelerar e priorizar o atendimento aos pequenos e médios produtores que aguardam os documentos de posse, inclusive para obter financiamentos juntos as instituições financeiras para investimentos e melhoria nas propriedades.

Por sua vez o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, acrescentou que o Governo de Rondônia tem a maior boa vontade para atender e regularizar as áreas que ainda não foram tituladas no Estado, beneficiando as famílias que trabalham no campo gerando emprego e rendas. Para Ele, é importante o processo de desburocratização acentuado pelo governador Marcos Rocha, uma vez que o governo não deseja que ninguém trabalhe na ilegalidade.

Quarto Maior exportador de carne

De outra parte o superintendente Federal de Agricultura, José Valter Lins, apresentou números que realmente impressionam sobre a produção e exportação de carne no Estado de Rondônia. Em 2018, foram exportadas para mais de 40 países, 300,1 mil toneladas, gerando mais de U$$ 620 milhões.

Na mesma linha de raciocínio, o vice-governador José Jodan sustentou que o Governo de Rondônia vai fortalecer agricultura familiar, lembrando que o estado caminha na contra mão do agronegócio diante de tanta burocracia. Contudo, “vamos alavancar a economia deste estado”.  Muitas questões de ordem técnica foram levantadas e todo os questionamentos foram esclarecidos pelas autoridades presentes ao evento.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: José Luiz Alves
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia


Compartilhe


Pular para o conteúdo