Governo de Rondônia
Terça, 02 de março de 2021

Grupo de Operações Aéreas recebe aeronave que será utilizada para socorro e monitoramento

21 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

aeronave

Segundo o GOA, o avião de asas altas, monomotor modelo Cessna 210 K Centurion, Prefixo PT-DPH, tem capacidade para seis tripulantes, com autonomia de 05 horas e ideal para pistas rústicas de terra ou de grama, pois pousa e decola com facilidade devido à sua robustez.
É um avião de alta confiabilidade e há anos opera na amazônia brasileira em situações bastante adversas o que o coloca como uma das máquinas mais utilizadas para as peculiaridades da região em face de sua versatilidade e boa capacidade de carga.
Avaliado em R$ 650 mil reais, ele pode ser adaptado na configuração aero médica, onde comporta 03 pessoas, sendo um paciente deitado em maca, além de médico e enfermeiro. Em outra configuração, pode transportar quatro passageiros, podendo ser utilizada para transporte de enfermos sentados, autoridades, monitoramento aéreo, transporte de tropas dentre outros.

Histórico
Esta aeronave foi apreendida em 2008 com entorpecentes e após transitado e julgado o processo, o Juiz da Comarca de Tóxicos de Porto Velho,  Glodner Luiz Pauletto, decretou seu perdimento em favor da Sesdec, tendo como Operador o Grupo de Operações Aéreas – GOA, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia.
Em 2011 o CBMRO por meio do Funesbom (Fundo Especial do Corpo de Bombeiros), iniciou um processo de manutenção para revitalização e regularização da aeronave perante os órgãos competentes para colocar a aeronave à disposição da sociedade.

O GOA
Criado por meio da Lei n° 2.699 de 28 de março de 2012, o Grupo de Operações Aéreas – GOA dá o suporte necessário às Operações Aéreas de socorro, onde após  dois anos de atuação já acumula mais de 600 horas de voo, distribuídas em mais de 200 missões.
A aeronave, já neste primeiro momento, será utilizada no socorro e transporte das pessoas atingidas pela enchente do rio Madeira que se encontram em vários municípios totalmente isoladas por via terrestre, contando somente com o transporte aéreo para o transporte.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Corpo de Bombeiros Militar
Fotos: Grupo de Operações Aéreas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Serviço


Compartilhe