Grupo Minhas Raízes visita a Secel

14 de agosto de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

crianças de nazaréDepois de se apresentarem na 4º edição do projeto Ato de Cidadania, do governo do Estado, nas escadarias no Palácio Presidente Vargas, os integrantes do grupo Minhas Raízes, do distrito de Nazaré, no Baixo Madeira, aproveitaram a oportunidade para visitar o prédio da Secel.

Os 22 componentes do grupo foram recebidos pelo secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão”, pela gerente de cultura, Bebel e pela responsável pela biblioteca e museus Nazaré Silva.

Durante a visita eles puderam conhecer o Museu Geológico de Rondônia que expõe riquezas minerais, artefatos quilombolas, resquícios Incas, fósseis de peixes da região, instrumentos indígenas domésticos e de caça entre outros, além do MERO – Museu de Rondônia que contém fósseis de animais com mais de 10 mil anos.

Também foram levados pela equipe da Secel para conhecer a biblioteca mais antiga do Estado em atividade, a Biblioteca Pública Estadual Dr. José Pontes Pinto, que está temporariamente no prédio do relógio e possui um acervo muito variado, principalmente no que se refere a história regional.

Por fim foram ao CEDOC – Centro de Documentação Histórica que guarda documentos importantes, desde a época em que o prédio servia como sede administrativa da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em 1950.

Para encerrar o encontro o titular da pasta reuniu todos no gabinete para agradecer a visita e fez questão de parabenizar o grupo pelo trabalho, “Ver a essência do nosso povo sendo representada com tanto talento, nos orgulha e emociona. Colocamos a Secel a disposição para auxiliar o grupo no que for possível”, finalizou Chicão.

Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa