Governo de Rondônia
Domingo, 15 de setembro de 2019

FOLCLORE

Guajará-Mirim busca apoio para retomar desenvolvimento

24 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_3600

Daniel Pereira (c) recebe vereadores de Guajará-Mirim

Famosa pelo duelo entre os bois-bumbá Malhadinho e Flor do Campo, na época de um dos maiores festivais folclóricos da região Norte, e o acesso ao comércio de artigos importados, a cidade de Guajará-Mirim, fronteira brasileira com a Bolívia, também foi reconhecida pelo vice-governador, Daniel Pereira, como local de grandes investimentos e oportunidades.

Pereira disse que o Governo de Rondônia vem olhando atentamente para a região, por isso tem investido na rodovia BR-425, na construção de novo hospital, no asfaltamento de ruas e noutras obras de infraestrutura para que os investimentos sejam levados com mais facilidade e para que  os potenciais da região sejam explorados e atraiam mais investidores.

As impressões do vice-governador foram manifestadas em uma reunião na Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) para atender os vereadores  do município, Augustinho Figueiredo, Josué Viana, Jorge Lopes e Mauricio Oliveira.

Os vereadores de Guajará-Mirim vieram a Porto Velho em busca de apoio do governo estadual nas áreas da saúde, cultura, expansão do distrito industrial e a abertura das lojas francas.

De acordo com o vereador Augustinho, o município avançou muito no que diz respeito à agricultura local, e é preciso reconhecer que antes do governo intervir no setor agrícola na região por meio da Seagri,  nem associação havia em Guajará-Mirim. “Hoje temos a associação, feiras e uma agricultura forte e em desenvolvimento graças ao trabalho conjunto do governador Confúcio Moura e do secretário Evandro Padovani”, disse.

Em fevereiro está prevista a ida de técnicos da Seagri a Guajará-Mirim para identificar outras oportunidades de investimentos, principalmente definição de um local para o setor industrial e análise do funcionamento das  lojas francas.

O vice-governador afirmou que no segundo mandato de Confúcio Moura, o Estado manterá os investimentos realizados na primeira gestão e dará todo apoio  para que a Seagri ajude ainda mais o município via coordenadorias, Codic e Consic, que farão estudos para a instalação do distrito  industrial local e as lojas francas sejam  viabilizadas.

“O Brasil passa por um momento financeiro difícil e isso esta afetando nosso estado também. Estamos em um momento de economia e cortes de gastos, mas podemos buscar recursos financeiros em outras fontes, como a própria Suframa, e através da legalização das associações culturais, para promover o desenvolvimento econômico e as festividades folclóricas de Guajará-Mirim”, sugeriu Daniel Pereira.


Fonte
Texto: Júlia Scherer
Fotos: Júlia Scherer
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cultura, Economia, Empresas, Evento, Governo, Indústria, Infraestrutura, Lazer, Meio Ambiente, Municípios, Obras, Rondônia, Turismo


Compartilhe