Governo de Rondônia
25/04/2024

Guarda Territorial completa 70 anos, mas comemoração será em 21 de abril

12 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A Guarda Territorial de Rondônia foi criada como Corporação de caráter civil, através do Decreto nº 01 de 11 de fevereiro de 1944, assinado pelo governador Aluízio Pinheiro Ferreira.

Imagem 01 A Guarda Territorial de Rondônia foi criada como Corporação de caráter civil, através do Decreto nº 01 de 11 de fevereiro de 1944, assinado pelo governador Aluízio Pinheiro Ferreira. Apesar da denominação “de caráter civil” a GT identificou-se desde seu início com o caráter militar, como podemos observar pela administração, boletim interno, uniformes, regulamentos, disciplina, atuação e muitas outras ações.

O comandante da Policia Militar, Coronel PM Paulo César de Figueiredo, em contato com a nossa reportagem disse que as comemorações alusivas aos 70 anos da criação da Guarda Territorial, só irão acontecer no dia do Patrono da Polícia Militar, Tiradentes, festejado em 21 de abril.  “Na verdade, a Guarda Territorial é a origem da nossa Polícia Militar e por isso merece ser festejada e lembrada, porém, só vamos realizar nossa formatura comemorativa alusiva aos 70 anos da criação da GT no dia 21 de abril quando comemoramos o patrono da Polícia Militar”, disse o comandante.

De acordo com o comandante, a equipe responsável pela formatura do dia 21 está fazendo contato com os Guardas Territoriais ainda vivos ou com os familiares daqueles que já faleceram, para marcarem presença na formatura, que além de comemorar o dia do Patrono da PM, vai homenagear aqueles que “consideramos verdadeiros heróis – Os Guardas Territoriais”.

O comandante lembra que em novembro do ano passado (2013), aconteceu a Confirmação do Posto. Isso que dizer, que aqueles que foram para a Reserva conquistaram o direito de receber os soldos com um posto acima, ou seja, quem era Sargento, a partir de novembro de 2013, passou a receber como Tenente. “No dia 21 de abril, vamos festejar também essa vitória dos Guardas da Guarda Territorial, assim como dos primeiros policiais militares que foram para a reserva com um posto abaixo”, disse Figueiredo.

Guarda Territorial – Breve história

A Guarda Territorial de Rondônia, criada no dia 11 de fevereiro de 1944 foi extinta no dia 13 de agosto de 1977, porém, jamais deixou de ser reverenciada pelo comando da Polícia Militar que sempre está lembrando e homenageando aquela que muito contribuiu para a Segurança Pública do Território Federal do Guaporé/Rondônia.

O Coronel PM Walnir Ferro, o único filho de Rondônia a assumir o Comando Geral da PM, começou sua carreira militar como Guarda Territorial. “Meu pai chegou ao Território Federal do Guaporé, hoje estado de Rondônia, em 1943, vindo de Fortaleza (CE) com vinte e poucos anos de idade e foi selecionado para ser guarda territorial onde atuou até o fim de sua vida. Eu entrei como guarda territorial em fevereiro de 1969, depois fiz o concurso de seleção para Sargento e a comissão que coordenou, elaborou e aplicou o teste contava com os seguintes professores: Lourival Chagas, Abnael Machado de Lima e o professor Augusto da Câmara Leme. Aprovado juntamente com mais dez companheiros, fomos mandados para Goiânia onde ficamos um ano participando do curso e retornamos para Porto Velho ainda Guarda Territorial”, conta o Coronel Ferro, lembrando que a farda da Guarda era Cáqui e o Coturno marrom, Ferro lembra que seu pai contava que no início os guardas faziam tudo quanto era serviço, eles ajudaram a construir o Palácio Presidente Vargas, o Porto Velho Hotel, hoje o prédio que abriga a Universidade Federal de Rondônia (Unir) Centro, o campo de aviação do Caiari, além de ir tirar lenha na mata para abastecer a usina de eletricidade, sem esquecer que também patrulhavam a cidade. “Eram verdadeiros heróis”.

O Tenente Gilmar Timóteo da Silva, que foi convocado da reserva para voltar ao batente, lembra: “Vim com a primeira turma que foi trazida de Recife para cá, para servir na Polícia Militar em 1977, no mês de março. Na realidade, pensávamos que era Polícia Militar, mas, chegou ao nosso conhecimento que ainda era Guarda Territorial”, lembra o Tenente Timóteo que hoje é o responsável pelo setor de logística do 1º Batalhão da PM, localizado à Rua Major Amarante, no bairro Arigolândia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo