Governo de Rondônia
Sábado, 21 de setembro de 2019

TECNOLOGIA

Guia eletrônica de transporte animal em smartphones facilita cada vez mais a rotina de trabalho de pecuaristas e piscicultores em Rondônia

09 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Guia online facilita transporte e venda de bovinos para abate em Rondônia

Está cada vez melhor, eficaz e procurada, a emissão eletrônica da guia de trânsito animal (GTA) pela Agência Idaron. O aplicativo resultou em 10,3 mil emissões de guias, de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano.

Em qualquer lugar com acesso à internet, pecuaristas e piscicultores de Rondônia podem emitir, 24 horas, com segurança GTAs por celulares,  notebook, smartphone e tablets.

O serviço online criado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia começou em 30 de junho de 2016. Desde 14 de julho de 2017 está incluída a produção pesqueira.

Além da emissão da GTA, o aplicativo oferece a emissão de declaração para fins de imposto de renda; empréstimo bancário (declaração cadastral); e consulta de saldo das propriedades.

 

“O trânsito animal em todo o estado é rigorosamente fiscalizado e os produtores agora usam o celular, escolhem o banco de sua preferência e evitam ter que ir à agência”, explica o presidente da agência, Júlio César Rocha Peres.

 

As GTAs atendem a proprietários de bovinos, bubalinos ou peixes, tanto para abate, engorda ou reprodução. “Basta que seja impressa a guia”, diz a coordenadora de T.I. Lays Pinheiro. Rondônia tem um rebanho bovino estimado em 14 milhões de cabeças.

AUMENTO

A quantidade de guias emitidas foi aumentando gradativamente. Segundo Lays Pinheiro, em 2016 a agência emitiu 1.067 documentos para bovinos destinados ao abate em frigoríficos; em 2017 o número de emissões subiu para 2.636, incluindo as GTAs para peixes; e em 2018 alcançou 7.027, com bovinos peixes nos itens abate, engorda e reprodução.

A plataforma integrada abrange módulos de recursos humanos, desempenho e produtividade, avaliação funcional de progressão de servidores e módulos de diárias.

A coordenadora informou que a oferta de opções de serviços eletrônicos da Idaron aumentará. “O objetivo, ela assinalou, é chegar à ULSAV Virtual, na qual o produtor terá à sua disposição as mais diversas facilidades de maneira rápida, eficiente e segura”.

COMO FAZER

 

O produtor deve procurar a unidade mais próxima da Agência Idaron, para se cadastrar e obter senha. Para acessar o cadastro online, ele visitará a página da Agência Idaron: www.idaron.ro.gov.br

Em seguida clicar sobre o ícone GTA Online, inserir CPF, senha para emissão da guia, escolher a propriedade e preencher com os dados solicitados, de origem e destino.

A agência informa que não é cobrada taxa sobre movimentações entre o mesmo CPF ou CNPJ. A transação é imediata.

Já para movimentações que envolvam CPF e CNPJ distintos, a emissão da GTA se vincula ao pagamento da DARE, e sua compensação bancária fica sob a responsabilidade da Secretaria de Finanças do Estado.

No próprio site está disponível o manual para orientações quanto a possíveis dúvidas, e da mesma forma, os telefones do suporte. Técnicos e analistas trabalham para garantir a integridade nas transações e operações feitas no aplicativo.

 

Leia mais:

Mais de 13,9 mi bovinos são vacinados este ano contra febre aftosa na 46ª campanha em Rondônia

Idaron ressalta participação na 8ª edição da Rondônia Rural Show


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Governo, Municípios, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe