Habitação: Governador aposta em parcerias

06 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

8F80AD6B-43EE-4EB7-A587-E7157CED8011_8-Visita-Morar-Melhor_640x426-620x412

O governador Confúcio Moura cumpriu agenda na manhã desta quinta-feira, 6, em Ji-Paraná e destacou que as parcerias entre os Poderes Públicos são essenciais para o sucesso do governo. A declaração à imprensa ocorreu na visita que ele fez, acompanhado de autoridades estaduais e municipais, à Câmara dos Vereadores e aos canteiros de obras dos programas habitacionais “Morar Melhor 2” e “Morada Nova”, ambos do governo estadual em parceira com os governos federal e municipal.

Para o governador, o importante é a parceria. “Só avançamos quando somos parceiros. Está aqui o resultado”, frisou o governador à imprensa local direcionando os repórteres às obras do Morar Melhor 2, um conjunto de 91 prédios totalizando 1456 apartamentos que abrigarão famílias carentes inscritas nos programas habitacionais parceiros.

8-Vistoria_640x426-620x412

“É importante ressaltar que a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa, os governos municipal e federal são parceiros neste e outros projetos habitacionais”, assegura Confúcio Moura, atribuindo créditos aos vereadores pela autorização deles ao prefeito em celebrar convênio com o governo estadual para doação da área para construção das habitações. Igualmente, o governador credita aos deputados estaduais o mesmo papel dos vereadores, o de apoiar as ações do governo a fim de atender as demandas.

8-Morar-Melhor_640x360-620x348

Nas visitas em Ji-Paraná o governador esteve acompanhado do prefeito Jesualdo Pires [PSB], do deputado estadual Edvaldo Soares [PMDB], do secretário de estado de Assistência Social [Seas] Márcio Félix, dos vereadores Joaquim Teixeira e Edilson Vieira [ambos do PMDB], do secretário regional de governo Romildo Pereira, da subdiretora do departamento de comunicação Edna Okabayashi e correligionários.

8-bosque-dos-ipes_640x426-620x412

Visita às obras

Após reunir com vereadores na Casa de Leis local, Confúcio Moura conheceu de perto as obras do programa habitacional do governo que contemplará 1456 famílias. Em seguida conversou com algumas inquilinas de outro conjunto habitacional, o Bosque dos Ipês, que será entregue ainda neste semestre com 593 casas populares. As moradias populares fazem parte de uma parceria entre os programas dos governos estadual, federal e a prefeitura.

8-Morar-Melhor-1_640x3601-620x348

“Parece-me bastante adiantada esta obra que também demonstra boa qualidade”, disse o governador, ao vistoriar um dos apartamentos das 91 torres que já estão sendo erguidas no bairro Santo Antônio, 1º Distrito. “A obra é segura, o acabamento é bom, está sendo erguida com rapidez”, declarou o prefeito Jesualdo Pires [PSB], que também é engenheiro civil.

“Ele é muito bom porque se preocupou em fazer casas para quem precisa. E o Confúcio [Moura, o governador] vai fazer muito mais. Vai fazer mais na educação, mais na saúde, mais casas. Ele ajuda quem realmente precisa. Ele é bom! Estou muito satisfeita”, declarou a aposentada Deuci de Oliveira Santos, que há três anos mora em uma casa inacabada no bairro Novo Ji-Paraná.

8-MORADORES_640x360-620x348

“Vivo com meu filho e meu neto de sete anos. Pago cinquenta reais de aluguel e agora terei minha casa própria. É uma alegria sem tamanho. Temos muito que agradecer o governador porque nenhum outro fez casa para gente pobre e que precisa como nós”, disse emocionada a dona de casa Leni Castro da Silva, explicando que mantém toda a despesa da casa com R$ 102,00 mensais procedente do programa Bolsa Família.

Para o governador o programa habitacional Morada Nova é muito mais que uma responsabilidade social em ofertar casa a quem precisa. “É um encontro de solidariedade, de amizade… É também compartilhar da alegria dessa gente”, frisou o governador, agradecido aos convites formulados e em conhecer pessoas contempladas no programa governamental.

Inclusão Social