HABITAÇÃO RURAL: Agricultores do Vale do Anari são contemplados

17 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

{9FA3490C-E17C-40B9-BA24-BD8C0C22FE33}_1 - Mracio Felix. seas (3)_640x426

Governo da Cooperação, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com o Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Associação dos Pequenos Produtores do Estado de Rondônia (Aparo) realizou na manhã de sábado (15), no núcleo Alto Alegre, em Vale do Anari, a solenidade de entrega de 33 habitações rurais, parte integrante do Programa Minha Casa Minha Vida.

O Programa Morada Nova Rural prevê o financiamento de 1.543 unidades habitacionais rurais em todo o Estado, com  investimento de cerca de R$ 3 milhões em contra partida do Governo do Estado, sendo 453 casas intermediadas através da Aparo/MPA e 1.090 por intermédio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia (Fetagro).

São casas construídas em alvenaria com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, medindo cerca de 80 metros quadrados e cobertas com telhas de barro.

Nessa etapa foi realizado um investimento de mais de R$ 1 milhão do Governo Federal, com R$ 111 mil de contra partida do Governo do Estado, que garantirá conforto e dignidade ao homem do campo. “É com satisfação que realizamos essa entrega de 33 casas em Vale do Anari e mais quatro em Machadinho do Oeste, reduzindo o déficit habitacional rural, melhorando as condições de vida do pequeno produtor e garantindo sua fixação na zona rural”, afirmou o Secretário Márcio Félix.

Para a diretora executiva da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Braganhol, fomentar a agricultura familiar é uma das metas do governo. “Sabemos que 70% do alimento que está presente em nossas mesas são oriundos da agricultura familiar e o pensamento do governo está voltado para melhorar a cada dia as condições desses pequenos agricultores”, assegurou.

De acordo com Ari Borges, Coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), na região foram investidos R$ 28 mil em cada uma das 37 casas do projeto; sendo 33 em Vale do Anari e mais quatro em Machadinho do Oeste.

1 - morador da casa (7)_640x426

O produtor Valdeci Batista Nogueira comenta agradecido sobre a nova morada. “Uma casa como essa é uma melhoria muito grande. A renda nossa aqui na chácara é pouca e vem do milho e do feijão que nós plantamos. Pra gente comprar os materiais ia ficar muito difícil”, conta.

1 - dependencias_640x426

“É muito bom morar em uma casa nova, espero que todos tenham essa experiência e fiquem satisfeito como eu estou”, ressalta Dona Maria Nascimento outra contemplada com o projeto e que participou da mesa de abertura do evento.

Na ocasião, o secretário Márcio Félix fez a entrega ainda do convênio no valor de R$ 52 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vale do Anari, onde R$ 30 mil serão destinados para aquisição de equipamentos. “Esta é uma determinação do governador em apoiar as entidades como a Apae de Vale do Anari”, afirmou o secretário.

Habitação