Governo de Rondônia
19/04/2024

DESMISTIFICAÇÃO

Hanseníase é tema de live promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia

14 de julho de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A Agência fará quatro transmissões sobre o assunto, que permitirão a divulgação e interação entre os profissionais e a população rondoniense

 

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) realiza nesta quarta-feira (15), às 17 horas (horário local), a primeira transmissão ao vivo pela rede social Facebook sobre o tema: O que a população precisa saber sobre a hanseníase? Desmistificando a doença.

A iniciativa faz parte das ações iniciadas este mês, no dia 7 de Julho, Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase.

Participam da primeira transmissão, a psicóloga Luana Massoti Farias – Psicóloga especialista do Programa de Hanseníase, Referência Estadual no Hospital Santa Marcelina e Albanete Mendonça, Coordenadora Estadual de Hanseníase, Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia.

A agência fará quatro transmissões sobre o assunto, que permitirão a divulgação e interação entre os profissionais e a população rondoniense. Os interessados podem compartilhar o vídeo ao vivo e publicar na linha do tempo, também pode assinar a Live e programar para ser notificado sobre as outras através do endereço eletrônico https://www.facebook.com/agevisa.ro.

Como parte das ações na campanha, desenvolvida no decorrer de todo o mês de julho,  a Agevisa encaminhou às secretarias municipais de Saúde, ofício incentivando a realização de ações que chamem a atenção ao tema Hanseníase. “O objetivo é alertar a população sobre sinais e sintomas da doença, estimular a procura pelos serviços de saúde e mobilizar profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo assim, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades”, afirma Albanete Mendonça, coordenadora estadual de Hanseníase.

A data comemorativa foi instituída conforme Lei Estadual nº 3113 de 25 de junho de 2013, em referência ao nascimento da Enfermeira Wally Hirschmann (in memóriam), profissional que teve sua dedicação e militância para o controle da hanseníase no estado de Rondônia.

Com o intuito de divulgar sobre os sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento da hanseníase, a Agevisa mantém parceria com a Ong Holandesa – NHR Brasil, que este ano contemplou o município de Porto Velho com três outdoors em alusão ao mês de mobilização para o controle da Hanseníase.

Leia Mais:

Diagnóstico precoce contra a Hanseníase é a melhor forma de prevenção da doença

Pacientes idosos de autocuidado em hanseníase recebem cestas com alimentos, produtos médicos e de higiene

Novo decreto aperfeiçoa regras do Sistema de Distanciamento Social Controlado de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Agevisa
Fotos: Ésio Mendes e Arquivo Agevisa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo