Governo de Rondônia
Sexta, 20 de setembro de 2019

FISCALIZAÇÃO

Helicóptero reforça combate aos crimes ambientais em Rondônia

23 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Aeronave auxiliará atividades de, pelo menos, quatro secretarias

Aeronave auxiliará atividades de, pelo menos, quatro secretarias

O combate aos crimes ambientais em Rondônia foi reforçado com um moderno helicóptero Esquilo, que alcança 220 quilômetros de velocidade por hora. O aparelho foi entregue nesta segunda-feira (23), no hangar oficial, em Porto Velho, à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O emprego da aeronave no combate ao desmatamento, patrulhamento rural e ocupação de terras também trarão ganhos para a segurança, avaliou o governador Confúcio Moura. A outra vantagem, segundo ele, é que será possível atuar no resgate, por exemplo, em locais de difícil acesso.

“Temos recebido notícias ruins dando conta que o desmatamento cresceu na Amazônia. Temos que enfrentar com determinação este problema”, destacou Confúcio. Segundo o governador, uma aeronave deste porte não é luxo, “é ferramenta necessária para atender a população”.

A aeronave é considerada de multiuso e será utilizada ainda em ações fiscalização ambiental de fronteiras e no apoio a outros órgãos como da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).

Governador Confúcio Moura e os militares na solenidade de entrega da aeronave

Governador e o vice-governador com os militares na solenidade de entrega da aeronave

Segundo o major Carlos Lopes Silva, comandante do Núcleo de Operações Especiais – NOA, da Sesdec, este é o modelo de aeronave mais utilizados na área de segurança em todo o país pela versatilidade e confiabilidade. O helicóptero foi testado com sucesso nas manifestações do dia 15 deste mês na capital.

O chefe do NOA explica que o helicóptero (modelo AS350 B2) tem autonomia de três horas. A aeronave, que também é chamada de Esquilo em razão da agilidade no deslocamento, tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros, além de farol de busca, o que possibilita a participação em operações noturnas.

Na cerimônia de entrega da aeronave, o vice-governador Daniel Pereira e os secretários Antônio Carlos dos Reis, da Sesdec; Evandro Padovani, da Seagri, e Vilson Sales Machado, da Sedam, realçaram a importância da aeronave para suas pastas.

Veja fotos


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino e Diego Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Economia, Governo, Meio Ambiente, Municípios, Polícia, Rondônia, Segurança, Tecnologia, Transporte


Compartilhe