Governo de Rondônia
28/03/2024

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

Hospital de Base é contemplado no projeto “Paciente Seguro”; iniciativa visa contribuir com a qualidade dos serviços de saúde

21 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Nos dias 6 e 7 de julho, haverá duas visitas de uma equipe de consultores às instalações do HBAP

Como forma de contribuir com a qualidade dos serviços de saúde do Estado de Rondônia, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP) foi uma das 36 instituições hospitalares contempladas pelo projeto “Paciente Seguro”, do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa tem por objetivo fornecer expertises para estabelecimentos da aérea hospitalar pública, em prol de viabilizar cuidados necessários e de segurança ao atendimento de pacientes.

De acordo a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HBAP, Tatiana Tomoe Do: “Alguns hospitais renomados do Brasil, como o Sírio Libanês, Albert Einstein, Moinhos de Vento e entre outros, prestam consultorias a hospitais de todo o Brasil em forma de curso, acompanhamento e diagnósticos quanto às condições encontradas nestas instituições hospitalares. Com este serviço, conseguimos receber experiências importantes, que possam contribuir positivamente ao crescimento e desenvolvimento dos mesmos durante o trabalho”, explica.

Em reunião realizada na última quinta-feira (17), foram apresentados os passos que serão executados no próximo mês à diretoria e demais coordenadorias da instituição. Além do HBAP, o Hospital Infantil Cosme e Damião e o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), também foram selecionados após passarem por um processo seletivo.

O projeto, que é conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre (RS), terá como objetivo a realização de diversas atividades durante um ano, com visitas institucionais e técnicas presenciais. Nos dias 6 e 7 de julho, haverá duas visitas de uma equipe de consultores às instalações do HBAP, que precisarão ser diagnosticadas e conhecer in loco sua estrutura e o corpo técnico responsável.

Ainda segundo Tatiane, esta contribuição pode estabelecer e cumprir metas, organizando e qualificando o processo de trabalho que o Hospital de Base já mantém. Espera-se que a gestão local também possa adquirir apoio com o projeto, principalmente no que se refere ao uso de recursos de saúde. Outro ponto destacado por ela reflete ao bem-estar dos profissionais que estão na linha de frente do serviço. “Quanto mais difícil é o processo de trabalho, maior a interferência na disposição do trabalhador, por isso os ganhos com a iniciativa são diversos”, acrescenta.

A diretora-geral do HBAP, Raquel Gil Costa, disse que “é de extrema importância iniciativas como estas que condicionam à melhoria no atendimento de todos os pacientes da instituição. Além de evitar qualquer erro ou falha nos procedimentos dentro das nossas dependências que possam prejudicá-lo, o que eleva a qualidade na assistência hospitalar como unidade de saúde do Estado de Rondônia”, declara.

INICIATIVA

Em 2013, o Ministério da Saúde (MS) instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), agregando por meio da metodologia denominada “Ciência da Melhoria”, técnica utilizada por diversos estabelecimentos hospitalares renomados do mundo, com a aplicabilidade de mudanças procedimentais e ideias que possam melhorar o resultado dos atendimentos. No mesmo ano, foram criados os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) em hospitais, com intuito de executar as ações do projeto “Paciente Seguro” nas instituições.

No “Paciente Seguro”, os hospitais participantes recebem apoio de facilitadores tanto do Moinhos de Vento quanto do PNSP, visando a implantação efetiva de protocolos básicos de Segurança do Paciente e desenvolvimentos dos núcleos de segurança, com intuito de reduzir danos aos pacientes associados ao cuidado em saúde.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Edcarlos Carvalho e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo