Governo de Rondônia
24/04/2024

SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Base investe em cursos para profissionais da saúde por meio do Núcleo de Educação Permanente

01 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

As simulações parecem reais, com equipamentos montados para melhor simular um atendimento real, assim são os trabalhos realizados pelo Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Base Ary Pinheiro, com um cronograma mensal de diversas temáticas.

O NEP orienta e treina profissionais da saúde, dentre vários cursos, utilizando metodologia de simulação realística e também com aulas expositivas e dialogadas, bem como rodas de conversas, buscando mudanças de práticas assistenciais a partir da problematização. Uns dos cursos realizados foram os de Ventilação Mecânica Invasiva e Não Invasiva voltada para profissionais que atuam diretamente na terapia intensiva do Hospital de Base Ary Pinheiro.

O curso de ventilação mecânica invasiva foi ministrado pelo médico Intensivista Marcos Wendel Belarnimo, direcionado para equipe multiprofissional, como fisioterapeuta, médico, enfermeiros, e estudantes da área da saúde propiciando aos profissionais o aprimoramento e o entendimento quanto aos modos ventilatórios, assim como os cuidados necessários durante a ventilação mecânica, a fim de minimizar os riscos aos pacientes enquanto estratégia de tratamento.

O curso de ventilação mecânica não invasiva, ministrado pela Fisioterapeuta Karina Peres Costa, habilitará o profissional de saúde a compreender os benefícios do uso da VNI (ventilação não invasiva), correlacionando com a fisiopatologia das doenças para sua melhor aplicabilidade baseando-se nas melhores praticas. Na realização da VNI nenhum dispositivo invasivo é usado, como tubo orotraqueal, masotraqueal ou canola de traqueostomia. Tal ventilação é feita através da adaptação do paciente em mascaras facial ou nasal onde esta, encontra-se conectada por um circuito ventilador.

O NEP atua desde 2014, vem de uma politica nacional de educação permanente dentro da instituição. Vem passando por melhorias a cada ano, e tem consultoria do hospital Osvaldo cruz. Com profissionais capacitados, vários cursos são realizados frequentemente, possibilitando cada vez mais o aprendizado além de capacitar os profissionais da área de saúde dentro das unidades hospitalares. “Enquanto coordenadora me sinto feliz e realizada, essas ações educativas além de promover a qualidade de vida no trabalho, elas impactam de forma positiva na assistência prestada aos nossos pacientes”. Ressaltou Patrícia Oliveira Queiroz, enfermeira e coordenadora do NEPHBAP. (Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Base Ary Pinheiro).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Sângela Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo