Governo de Rondônia
19/04/2024

PREVENÇÃO

Hospital Regional de Buritis ganha estação de tratamento de esgoto compacta e índice de contaminação deve diminuir

14 de julho de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Estação de Tratamento de Esgoto Compacta do hospital Regional de Buritis.

 

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atendeu a uma solicitação, feita pela direção do Hospital Regional de Buritis (HRB), com a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto compacta (Etec).
A Estação de Tratamento de Esgoto Compacta, orçada em R$ 649.580 (seiscentos e quarenta e nove mil, quinhentos e oitenta reais), tem vazão média de 18m3 por dia para atender a unidade, com manutenção preventiva e corretiva por 12 meses, traz resolutividade ao problema crônico que acometia as vias públicas adjacentes ao hospital com escoamento dos efluentes hospitalares, causando degradação ambiental, que impactavam na saúde pública do município.
“Essa solicitação foi feita há anos, porém somente nessa gestão nosso pedido foi atendido, estamos muito felizes com essa realização, até porque era uma necessidade e éramos cobrados pela vigilância sanitária do município”, destacou a diretora do HRB, Danylle Vasconcelos Soares.
De acordo com o técnico em saneamento, Alessandro de Castro, eficiência do projeto da Etec, ao ser desenvolvido e utilizado, impacta diretamente na vida do cidadão, pois é através desta estação que o índice de doenças e contaminação da água é efetivamente reduzido, pois toda a água utilizada no hospital é tratada e reenviada à sua circulação para ser reutilizada para tarefas no dia a dia. A água não é indicada para o consumo.
Essa modalidade de tratamento gera benefícios ao meio ambiente, pois reduz o índice de resíduos que são lançados. “Depois do processo de tratamento a água serve para regar as plantas, entre outras utilidades, não tem contaminação nenhuma, além de ser feita a análise diariamente para saber como está o tratamento”, destacou Alessandro de Castro.
“Essa estação de tratamento de esgoto é essencial para toda a população, principalmente às famílias que moram próximo às estações de tratamento ou aos hospitais, que correm o risco de contaminação. Ficamos gratos em poder oferecer mais esse serviço a essa unidade hospitalar, que há anos sofre por falta dessa Etec, felizmente o Governo do estado, através da Sesau, conseguiu a instalação dessa estação de tratamento de esgoto”, destacou o secretário adjunto Nélio santos.

Leia Mais:

 Reforma do Cemetron continua em ritmo acelerado e tem previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2021

 Novo decreto aperfeiçoa regras do Sistema de Distanciamento Social Controlado de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia

 Drive-thru em Vista Alegre do Abunã realiza 500 testes rápidos em população para detecção do novo coronavírus


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Arquivo Sesau
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo