Governo de Rondônia
23/04/2024

SAÚDE

Hospital Regional de Cacoal conta com leitos de UTI exclusivos para atender pacientes graves de Covid-19

09 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Ala específica do HRC foi totalmente preparada para o enfrentamento ao Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), seguindo o plano do Governo de Rondônia de enfrentamento ao coronavírus, tem como referência no interior, para receber os possíveis pacientes graves com Covid-19, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) que atende cerca 34 município do interior do Estado.

Para isso, diversas medidas foram adotadas, entre elas a adequação da estrutura física do Hospital, que passou a contar com a Unidade Covid-19, para atendimento aos pacientes que necessitam de internação quando confirmado o diagnóstico, ou casos suspeitos, encaminhados pelas secretarias municipais de saúde.

A estrutura é composta por uma tenda externa para triagem de casos encaminhados via regulação estadual, sala de medicação, sala de estabilização, enfermarias com leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) equipadas com respiradores.

A Unidade Covid-19 do HRC conta ainda com sala de equipamentos, vestiários de barreira, sala de espera, rouparia e uma sala de repouso para as equipes em atuação. Referência para municípios desde Ouro Preto a Vilhena, o HRC tem atendido ao Plano de Contingência do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal para Infecção Humana do Coronavírus, que define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada em cada esfera e nível de complexidade.

O Plano foi elaborado considerando a necessidade de normatização, fornecimento de instruções e a instituição de protocolos de serviço para regulação de pacientes do Complexo Hospitalar, que tem como referência o Hospital Regional de Cacoal. Elaborado de forma emergencial, o Plano respeita o Protocolo de Manejo Clínico para a infecção humana pelo novo coronavírus, baseado nos protocolos do Ministério da Saúde e no Plano de Contingência do Estado de Rondônia.

Unidade Covid-19 do Hospital Regional de Cacoal conta com leitos de UTI adulto e pediátrico

“O documento tem o objetivo de orientar os profissionais médicos do HRC para atuação no manejo de casos de infecção humana pelo novo coronavírus quanto aos critérios de internação que foram aceitos pelo sistema de regulação específica da Unidade Covid-19, instalada no HRC”, explicou a diretora do Hospital Regional de Cacoal, Elisângela Lopes.

Além disso, a direção do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal tem mantido um cronograma constante de capacitação voltado à atualização dos inúmeros profissionais que atuam na unidade de atendimento ao Covid-19, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, setor de limpeza, setor de manutenção de ar condicionado, agentes de atividade administrativa, psicologia, nutrição, serviço social, setor de coleta de resíduos (lixo infectante), residentes da equipe multiprofissional.

“O governador Marcos Rocha, o secretário de Saúde, Fernando Máximo, e todas as equipes de saúde do Estado têm atuado muito forte a fim de preparar as unidades hospitalares para receber pacientes com coronavírus que necessitem de cuidados hospitalares. Mas nada disso será válido se a população não se conscientizar e fazer a sua parte. É necessário que cada um tenha consciência e preserve-se, cumprindo com as orientações que são repassadas e tomando as medidas corretas de higienização para evitar o contágio”, destacou o diretor do Complexo Hospitalar de Cacoal, João Henrique Paulo Gomes.

Leia Mais:

Complexo Hospitalar de Cacoal adota medidas de segurança e reserva setor exclusivo para atendimento de possíveis casos de Covid-19


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Hospital Regional de Cacoal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo