Hospital Regional de Cacoal dará início a atendimentos em oncologia

22 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - hospital-regional

Na última semana foi realizada uma reunião para definir sobre o funcionamento e fluxo do atendimento oncológico que será oferecido à população pelo Hospital Regional de Cacoal (HRC). Além de representantes do HRC, compareceram técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Hospital São Daniel Comboni (HSDC). A previsão é de que os atendimentos sejam iniciados em até 45 dias.

Conforme a portaria 278, de 4 de abril de 2014, o HRC foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e deve iniciar tratamento oncológico regularmente, contando com o apoio do HSDC.

O HSDC foi construído para oferecer serviços especializados para o tratamento de câncer (quimioterapia e radioterapia), consultas oncológicas, campanhas e exames preventivos, mas como não está totalmente concluído disponibiliza os procedimentos de quimioterapia e radioterapia. O HRC ficará responsável pelo restante do tratamento, como consultas ambulatoriais, cirurgias, internações entre outras coisas.

Antes de ser habilitado como Unacon, o HRC passou por uma inspeção criteriosa realizada por técnicos do Ministério da Saúde, preenchendo mais de 96 requisitos. Para ser Unacon, a unidade hospital precisa ter condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados para a prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento dos cânceres que mais ocorrem no Brasil.

O diretor técnico do HRC, Herton Dickel de Souza, comentou que é uma satisfação ver o empenho dos envolvidos em cumprir os requisitos para que este serviço seja oferecido à comunidade. Ele enfatizou ainda que o Hospital Regional possui a melhor estrutura hospitalar do interior do Estado.

Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade