Hospital regional de Guajará-Mirim já está com 70% das obras concluídas

30 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

3 - hospital guajará

Uma das realizações do governo Confúcio Moura tem sido os investimentos maciços realizados na saúde, construindo e colocando para funcionar vários hospitais em pontos estratégicos do estado, evitando assim, o trânsito constante de ambulâncias na BR trazendo pacientes a Porto Velho, descentralizando a saúde e aproximando o atendimento do paciente.

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, que está sendo construído está com 70% de sua estrutura concluída, faltando contra piso, rebocos e a cobertura de uma parte da estrutura que já está sendo concluída esta semana, segundo informou o responsável técnico pela obra, o arquiteto Germano Bello.

5 - maquete do hospital

maquete do hospital

O governo do estado está investindo R$ 12 milhões na construção do prédio e outros R$ 12 milhões serão investidos para a estruturação do hospital. A manutenção do hospital será compartilhada com o município, onde as responsabilidades serão divididas.

O Hospital Regional de Guajará-Mirim (HRGM) terá sistema de reaproveitamento de água, contará com dois grupos geradores de 500 Kva cada. Produzirá seu próprio O2, os resíduos sólidos e hospitalares terão tratamento adequado e uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

3 - hospital

Quanto à estrutura física, terá Pronto Socorro, capacidade para 82 leitos, divididos entre ala masculina e feminina, pediatria, obstetrícia, salas de cirurgia, sala de parto além de uma moderna cozinha para atender funcionários e pacientes.

Germano informou ainda que a obra atrasou devido à enchente, pois não havia cimento, areia, brita e o pouco que tinha os “preços triplicaram, inviabilizando o andamento da obra”. Por este motivo, a construtora solicitou que a obra fosse parada devido o estado de calamidade no estado. “Mas agora já retomamos e vamos concluir em breve este hospital que irá beneficiar toda a comunidade de Guajará e vizinhança”.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Daiane Mendonça