Hospital Regional de São Francisco do Guaporé realizou mais de 43 mil consultas

23 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital de São Francisco atende região do rio Mamoré

Hospital de São Francisco atende região da BR-429

Inaugurado em 2012, o Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, distante 640 km de Porto Velho, atende a uma população de cerca de 80 mil pessoas da região que engloba o médio Guaporé (BR-429), parte da Zona da Mata e Vale do Jamari.

Desde que foi inaugurada, a unidade contabiliza mais de 43 mil consultas; 236.254 procedimentos; 1.052 cirurgias e 3.661 internações, de acordo com o médico Antonio Jorge Tenório da Silva, diretor do hospital.

O governo do Rondônia investiu cerca de R$ 2,1 milhões na conclusão da unidade e compra de equipamentos. O hospital conta com três alas e 34 leitos, dois centros cirúrgicos, duas enfermarias, uma pediatria e uma sala para obstetrícia, contando com 130 profissionais no atendimento, entre técnicos, enfermeiros e médicos, sendo dois, inclusive, do Programa Mais Médicos, do governo federal.

Segundo ele, são feitos mais de 120 atendimentos ao dia e, desde o ano passado têm sido feitos mutirões de cirurgias para atender a demanda de pacientes. Os mutirões foram feitos em setembro e outubro do ano passado e agora em janeiro e fevereiro deste ano, com o apoio da equipe médica do Hospital Regional de Cacoal, e garantem, em média, 14 cirurgias por mutirão.

Jorge Tenório, diretor do hospital

Jorge Tenório ressalta a importância dos mutirões cirúrgicos, pois ao invés dos pacientes serem encaminhados para outras regiões para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos, a equipe médica vem até São Francisco do Guaporé. “É mais comodidade para o paciente que fica na sua região, próximo de sua família. Até a recuperação é mais rápida”, destaca o médico, informando ainda que esse tipo de atendimento tem elevado o grau de satisfação da população.

CIRURGIAS DE CATARATA

Jorge Tenório também destaca outro trabalho importante que vem sendo realizado em parceria com a prefeitura de São Francisco do Guaporé, o mutirão de cirurgias de cataratas. O hospital oferece a estrutura e o município libera a equipe profissional para realizar as cirurgias. Já foram realizados dois mutirões, totalizando 80 cirurgias. “Os poderes se unem e quem ganha é a população”, ressalta o diretor.

Antes da inauguração da unidade hospitalar, os pacientes eram encaminhados para Porto Velho, sobrecarregando o sistema, o que levava meses para realizar um procedimento cirúrgico, que pode ser feito em questão de dias.

O governo de Rondônia vem investindo na contratação emergencial de profissionais, na compra e instalação de equipamentos e de medicamentos, e contratação de serviços de limpeza.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ésio Mendes