Governo de Rondônia
23/04/2024

SERVIÇO SOCIAL

I Encontro de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes é realizdo em Presidente Médici

29 de outubro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Com objetivo orientar os gestores e trabalhadores do SUAS dos 52 municípios de Rondônia, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) realiza em Presidente Médici o I Encontro de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, do dia 29 a 31 de outubro.

Os serviços de acolhimento para crianças, adolescentes e jovens são serviços que acolhem Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica. O objetivo é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (por meio de adoção, guarda ou tutela).

O serviço deve estar voltado para a preservação e fortalecimento das relações familiares e comunitárias das crianças e dos adolescentes. O atendimento deverá ser oferecido para um pequeno grupo e garantir espaços privados, para a guarda de objetos pessoais e registros, relacionados à história de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente.

Segundo o secretário da Seas, Pedro Sanches, os gestores e técnicos irão passar a compreender o funcionamento das Unidades de Acolhimento e o Programa Família Acolhedora, aprenderão a executá-lo corretamente para a melhoria na oferta dos serviços. Esse é um dos grandes desafios da Política de Assistência Social, e por isso a importância das capacitações.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: criação de arte: Ualex Leão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo