Governo de Rondônia
17/04/2024

TREINAMENTO

Idaron capacita veterinários contratados no último processo seletivo simplificado para inspeção de produtos de origem animal

12 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, deu as boas vindas aos novos profissionais, que atuarão em regiões distintas do Estado

Cerca de 30 médicos veterinários, contratados pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), por meio de processo seletivo simplificado, ocorrido em dezembro do ano passado, participam de um curso de capacitação para o desenvolvimento de atividades relacionadas à defesa sanitária animal e a inspeção dos produtos de origem animal dos estabelecimentos industriais e agroindustriais, registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RO). A capacitação foi desenvolvida por médicos veterinários do quadro efetivo da própria Agência e por médica veterinária da Embrapa/RO.

O treinamento teve início na segunda-feira (10), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, e tem a duração de cinco dias, com encerramento na sexta-feira (14). Nos dois primeiros dias, a abordagem é referente a inspeção de produtos de origem animal. Nos demais dias o assunto será as ações de defesa sanitário animal.

“O objetivo é orientar e treinar esses médicos veterinários novos para facilitar no desempenho das atividades da defesa sanitária animal e junto a estabelecimentos industriais e agroindustriais que processam produtos de origem animal. Também para que possam conhecer as leis, decretos e normas que devem observar e estudar”, explicou a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Margarete Eliane Garbellini Aprigio.

“São profissionais que, além de subsidiar as ações da Idaron, atuarão na área de inspeção de produtos de origem animal, para a garantia da qualidade dos produtos processados que são levados à venda para o consumidor. Têm como papel fiscalizar indústrias e agroindústrias, respeitando sempre as normas e leis que regem determinados negócios no setor produtivo”, acentuou Margarete.

O curso teve início com apresentação de um breve histórico do Serviço de Inspeção Estadual

O curso teve início com apresentação de um breve histórico do Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RO), abordando a evolução do serviço, de 2000 a 2018, até o momento que foi sancionado o decreto 948/2017, que cria a GIPOA (Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal), a Lei 4.130/2017 e o Decreto 22.991/2018.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, deu as boas vindas aos novos profissionais, que atuarão em regiões distintas do estado, e alertou sobre a importância do trabalho que será desenvolvido por eles, principalmente no que se refere à saúde. “Nosso trabalho é voltado à manutenção da saúde e garantia da vida. Nosso dever é com a sociedade e devemos trabalhar na legalidade, com impessoalidade, agindo sempre dentro da lei e servindo a todos, sem preferência ou aversões a pessoas ou partidárias”, destacou Júlio Cesar.

 

CONTRATAÇÕES 

O processo seletivo para contratação de médico veterinário, por tempo determinado, teve início em dezembro de 2019, cumprindo todos os ritos legais e com ampla divulgação do edital nos canais de comunicação do Governo. A primeira convocação, dos 35 candidatos aprovados, aconteceu dia 6 de janeiro. A segunda convocação dos profissionais aprovados, para preenchimento de vagas remanescentes, foi divulgada dia 20 de janeiro, no site da Idaron. No dia 28 do mesmo mês foi publicada a terceira convocação. “As vagas, incluindo as remanescentes, foram preenchidas de acordo com a ordem de classificação da lista geral e assinatura do Termo de Remanejamento”, enfatizou Júlio Cesar.

Os veterinários reforçarão o trabalho da Idaron nas regiões de Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Boa Vista do Pacarana, Cacoal, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Extrema, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Jaci-Paraná, Jacynópolis, Machadinho do Oeste, Nova Dimensão, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, Rio Pardo, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Tarilândia, União Bandeirantes e Urupá.

Leia mais:

Nova sede da Idaron será inaugurada nesta sexta-feira, em Rolim de Moura

Rondônia não vacinará mais contra a febre aftosa; próxima meta é a chancela da OIE para disputar mercados mais rentáveis


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Fotos: Toni Francis/Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cursos, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo