Governo de Rondônia
19/04/2024

TECNOLOGIA

Idaron disponibiliza recurso online para notificação de doenças em animais

06 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) disponibilizou eu seu site (www.idaron.ro.gov.br) um serviço para notificação de suspeita de doenças em animais de produção ou casos de doença já comprovados clinicamente e/ou laboratório. Os formulários podem ser acessados na página inicial do site da Agência, no canto direito superior.

 

A ferramenta é de fácil preenchimento, não precisa fazer download de aplicativo e pode ser usado em computadores, celulares ou tablets. A notificação não precisa ser identificada em casos de suspeita, mas em casos de doença comprovada a identificação é necessária.

Este é um serviço diferente do telefone 0800 da Idaron, porque é de uso exclusivo para notificação de doenças em animais próprios ou de terceiros, enquanto o 0800 é direcionado também para denúncias e outras situações.

A Coordenação Estadual de Epidemiologia ressalta que a notificação de doenças, inclusive daquelas sem programa sanitário instituído, permite melhorar o conhecimento da incidência na região e assim propor medidas de controle e prevenção mais eficientes e direcionadas aos problemas.  “O nosso foco principal é notificação de suspeita de doença, onde ainda há a necessidade de um diagnóstico para descartar ou confirmar a suspeita de doença sob programa sanitário oficial, como a febre aftosa”, fala a coordenadora Emanuela Panizi.

Na ferramenta, embora não seja possível acompanhar o andamento da notificação, o produtor terá acesso a gráficos sobre a doença notificada. “Esta é mais uma forma da Idaron ficar perto do produtor rural, que é grande parceiro da gente”, fala o presidente da Agência, Anselmo de Jesus.

Leia mais notícias da Idaron


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo