Governo de Rondônia
26/04/2024

DEFESA SANITÁRIA

Idaron entrega certificado de conclusão do curso de Agente Sanitário Junior a alunos de Alta Floresta

30 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Formatura - Agente JuniorA Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) entregou, no último sábado (28), o certificado de conclusão do Curso de Agente Sanitário Junior a 30 alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Poty, localizada na zona rural do município de Alta Floresta do Oeste. O evento contou com a participação de técnicos da Idaron, professores, alunos e pais.

Durante o treinamento, os alunos aprenderam sobre uso correto e seguro de agrotóxicos; febre aftosa; brucelose e tuberculose bovina; raiva em herbívoros; devolução de embalagens vazias de agrotóxicos; legislação sobre sementes e mudas e pragas do cafeeiro; anemia infecciosa equina e mormo; pragas quarentenárias A1 e A2, entre outros assuntos.

O curso ocorreu entre os meses de julho e novembro, com dois ou três encontros mensais, totalizando 22h. Houve apresentações teóricas em salas e aulas práticas no campo.

O engenheiro agrônomo da Idaron e um dos coordenadores do curso, Ernesto Antônio Moares da Silva, conta que a unidade de Alta Floresta sempre se colocou à disposição das escolas do município para realizar palestra e que neste ano propuseram à Escola Poty a realização de um projeto de educação sanitária. “A proposta teve grande aceitação por parte da direção, coordenação e professores”, conta.

O médico veterinário e um dos coordenadores do curso, João Henrique Zampieri, diz que o objetivo do treinamento foi encurtar a distância entre a Agência Idaron e os produtores rurais, pais dos alunos, e repassar sobre a importância da vigilância sanitária passiva (quando o produtor rural fica atento a sinais de praga em lavouras ou doenças nos animais). “Nossa intenção foi promover aos futuros produtores rurais o conhecimento técnico para identificação de uma praga ou doença”, fala o médico veterinário.

O presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, declara que o programa de educação sanitária da Agência tem total apoio para desenvolver atividades como estas. “Estamos de portas abertas para que esta ação seja ampliada para outros municípios”.

De acordo com os coordenadores da atividade, a Escola Poty já se mostrou interessada em ter o treinamento no próximo ano e há a tendência de que mais escolas solicitem o curso.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo